• Helia W.Rodriguez

Meu orgulho e Eu


Confesso que tenho bastante propriedade para falar sobre o tema desse café com Deus, pois sou uma pessoa orgulhosa.Algumas vezes Deus me quebrou em padaços pequenos para que eu renascesse mais humilde.Eu detesto ter orgulho, mas estaria mentindo se eu dissesse que essa raíz venenosa não está em meu coração.Constantemente luto contra ele e peço à Deus que me dê um coração contrito e humilhado e me faça capturar, imediatamente, meus pensamentos de altivez.

Quando satanás se rebelou contra Deus, ele estava dominado pelo orgulho: Eu subirei ao céu, Eu exaltarei o meu trono ,Eu subirei sobre as alturas e serei semelhante ao altíssimo.(Isaías 14:13-14).O orgulho é o primero pecado registrado na bíblia.Também foi o orgulho de Eva que a levou a comer o fruto (Gn.3: 6-7).Ao ouvir a serpente, ela pensou alto sobre si mesma e concluiu que sabia mais do que Deus, que havia dado a ordem.Antes do seu ato de desobediência, ela concebeu o orgulho em sua mente e coração.

O orgulho possui dezenas de facetas e uma delas é a preocupação excessiva conosco mesmo ,produzindo uma auto-obsessão e em seguida, nos levando a pensar com superioridade sobre nós e inferioridade sobre os outros ,e veja o que a palavra de Deus diz sobre isso: ...” não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação.(Rom.12:3b) . Atribuir demasiada relevância à nós mesmos, pode nos levar a escorregar na grande armadilha de ver Deus menor do que Ele é e menos importante do que Ele é.

A salvação só é possível através da humildade de admitir e arrepender de nossos pecados e aceitar à Cristo como Senhor e salvador de nossas vidas. O orgulho, porém, calcifica os nossos joelhos e endurece o nosso coração nos levando a negar os nossos pecados.Um coração orgulhoso nunca confessa, nunca se arrepende, nunca pede perdão.O orgulho nos afasta da reconciliação com Deus e com as pessoas.Assim, se desejamos ser salvos e caminhar com Ele, necessariamente temos que caminhar pela rodovia da humildade.

Jesus ,sendo perfeito e absoluto,seria o único que poderia ter orgulhado de si mesmo, mas, Ele não considerou o ser igual a Deus e humilhou-se a si mesmo tomando a forma de servo.(Filipenses 2:5-7).

O pregador , Charles Spurgeon , em seu sermão Pride and Humility - REV. C. H. Spurgeon -August 17, 1856, cita essas palavras:

O orgulho é um sinal que a destruição está à caminho, assim como a humildade é um sinal que a honra está vindo (Prov.18:12).Nenhum pecado é mais condenado na Bíblia que o orgulho.Por algumas vezes, Deus se irou por causa do orgulho humano e se levantou para condenar Reis, Governos, Líderes e etc., incluindo Lúcifer.O orgulho é a armadilha mais fácil de cairmos.

Jesus disse:"Felizes são os que possuem um espírito humilde"(Mateus 5:3).A altivez, é a vice do orgulho.O orgulho é o maior monstro que já existiu. Não há nada de amável no orgulho, ele não possui proporções, somente desordem.O orgulho é o primeiro filho do inferno e se parece com os seus Pais, impuro e vil, o orgulho não possui forma.

Pensemos um pouco em nossas origens.De onde viemos? E o que seria de nós se a graca de Deus não tivesse nos alcancado?Assim, aprendamos a rejeitar o orgulho.Porque não existe razão para nos orgulharmos.Quanto mais nos orgulhamos, mais estamos em dívida com Deus.

Se vc deseja a vergonha, seja orgulhoso! Ninguém honra o orgulho.Pois todos nós olhamos com pequenez para uma pessoa orgulhosa e pensamos que elas são menores do que nós.Por isso odeie o orgulho, fuja dele, não deixe que ele habite em vc.

O orgulho tem sempre a forma de nossa ambicão.O trono do orgulho é o nosso coração.A consequência do orgulho, sempre é a destruição.O orgulho é muito alto para caminharmos nele.A ambição nunca o permite olhar para os seus pés.Ele sempre busca subir mais e mais...mas escalar toda essa altura é ter queda garantida.

O orgulho faz sua casa no pináculo do templo.Vc é capaz de viver lá?

Que Deus, através do seu espírito, nos conduza ao arrependimento e nos liberte de nós mesmos.Muito obrigada.Hélia

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo