top of page
  • Helia W.Rodriguez

Eu preciso nascer de novo


"Eu não sou o que eu deveria ser , eu não sou o que eu gostaria de ser, eu não sou o que eu serei na eternidade, mas, eu não sou mais a pessoa que eu era, e pela graça de Deus, eu sou o que sou (John Newton). Esta afirmação pode ser feita por qualquer pessoa que já nasceu de novo em Cristo.

Eu me simpatizo com os termos, cristão, católico, crente, anglicano e etc.., mas nenhum desses títulos traduz, necessariamente, que a pessoa já nasceu de novo.Em João 3:3 , num diálogo com Nicodemos, as palavras de Jesus são imperativas: "Digo-lhe que na verdade, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus", e no verso 7, Ele volta a dizer: "É-vos necessário nascer de novo".A versão em inglês, diz: "You must", que quer dizer: você é obrigado a nascer de novo, para ver o reino dos céus.E Ele aqui está falando muito sério.

Precisamos nascer de novo porque desde o pecado no Éden todos estamos espiritualmente mortos, moralmente e legalmente afastados de Deus.Porque perante a lei de Deus temos o veridito de culpados e condenados à sua ira.Assim, precisamos um caminho que nos reconcilie com Ele, e a religião ou o título de cristão não muda a nossa condição perante Ele, por isso Jesus nos mostra nesse texto, o único e absoluto caminho pelo qual podemos ver e entrar no reino de Deus: nascendo de novo.

Nesse cap.3 de João, vemos claramente o exemplo de que a nossa vida religiosa não é suficiente para nos reconectar à Deus pois Nicodemos era um fariseu,praticava radicalmente a lei, era um mestre muito conhecido que ensinava o povo de Israel e que também fazia parte do sinédrio ou côrte judaica. Ele possuía perícia na palavra de Deus, mas nessa conversa, Jesus o diz: "Nicodemos, se você não nascer de novo, você não verá o reino dos céus.Não importa quantas vezes se vai à Igreja, quantos terços são rezados, quantas pessoas se ajuda, quantas vezes se lê a bíblia,não importa se nascemos num lar evangélico ou se somos um líder eclesiástico, nós precisamos nascer de novo.Essa é uma condição colocada por Deus, e não por homens.

Assim como só podemos entrar nesse mundo através do nascimento, só podemos entrar no reino de Deus quando nascemos de novo.Eu não me lembro ter ajudado a minha mãe em nada quando eu nasci.Do mesmo modo, nascer de novo, é um ato realizado por Deus em nós, é uma ação sobrenatural, é um mistério causado pelo seu Espírito em nós.Efésios .2:4-5: "Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos".Uma vez tocados pelo seu Espírito, tudo que precisamos fazer é aceitá-lo como salvador e senhor de nossas vidas, e o trabalho do novo nascimento será feito por Ele.

Quando nascemos do espírito então os nossos olhos se abrem para as coisas espirituais e imediatamente passamos a ter fome da presença de nosso Pai que está nos céus e sede da sua Palavra.

Charles Spurgeon resume o que acontece quando uma pessoa nasce de novo:

- "Para de pecar habitualmente (1 João 3:9).Sente tristeza quando pratica o mal, passa a odiar o pecado e não sente mais prazer em praticá-lo.

- Crê em Cristo (1 João 5:1).Quando alguém nasce de novo, passa ter essa certeza que Jesus Cristo é o único senhor e salvador que pode perdoar os nossos pecados.

-Pratica a justiça (1 João 2:29).Os que nasceram de novo praticam a justiça.O novo nascimento nos faz santos mas sabemos que não somos perfeitos e passamos a perceber o mal que a todo tempo tenta nos afastar de Deus.

- Ama outros cristãos (1 João 3:14).Quem já nasceu de novo possui um amor especial pelos outros seguidores de Cristo.Como nosso Pai do céu, amamos todos os seres humanos, mas temos um amor peculiar por aqueles que são os seus seguidores.

- Vence o mundo (1 João 5:4).Quem é nascido de novo vence o mundo, ou seja, o padrão de certo e errado e a opinião dos incrédulos não servem para nós.E não sentimos alegria nas coisas que trazem alegria para a maioria das pessoas.

-Se mantém puro (1 João 5:18).Quem já nasceu de novo cuida da sua alma e tenta se afastar de tudo que o leva ao pecado.Sabe que as coisas impuras corrompem o seu coração".

Nascer de novo não é ter uma nova religião, é ter uma nova vida.Não é ser uma pessoa melhor, é ser uma nova pessoa.Não é se conectar à uma Igreja, é se reconectar à Deus.

E agora eu te pergunto: você já nasceu de novo?

Obrigada por sua companhia nesse café com Deus de hoje.Oro para que Ele ilumine a nossa vida e possamos examinar sinceramente se já nascemos de novo, ou não.Obrigada.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page