• Helia W.Rodriguez

Repensando a rotina


você sabia que a sua rotina é a sua vida? A palavra rotina é derivada da palavra rota, ou caminho. Assim , essa sequência de procedimentos ou repetições de hábitos formam a nossa rotina , ou o nosso caminho. Há 2 grupos de pessoas: Aqueles que não gostam da rotina e sempre tentam quebrá-la e aqueles que amam a rotina e detestam qualquer coisa que a modifique.

Em 1934, na Carolina do Norte, quando o Dr.Mordecai Ham estava pregando, 2 garotos vieram ao altar e entregaram as suas vidas à Jesus, um deles era Billy Graham.Era apenas mais um culto naquela cruzada, a rotina foi a mesma de todos os outros cultos, não se sabia que naquela noite estava nascendo espiritualmente o maior evangelista da história.Nenhum coral de anjos desceu para anunciar esse evento santo, nenhum profeta se ergueu para fazer tal anúncio, tudo ocorreu dentro dos padrões da normalidade.

A nossa rotina, ou rota, é o nosso caminho nessa vida, e é aí que Deus nos encontra.Quando Davi estava em sua rotina apascentando as ovelhas, Deus, através do profeta Samuel, mandou chamá-lo para ungi-lo rei de Israel, e em outra ocasião, estando ele a trabalhar, praticando a sua rotina de levar pão para alimentar os seus irmãos e queijo para o chefe deles, no destino, ele historicamente matou o gigante Golias.Outrossim,Deus se apresentou à Moisés na sarça ardente quando ele estava cumprindo a sua rotina de 40 anos no deserto.Pedro, Paulo, Tiago, Mateus e tantos outros personagens da bíblia foram chamados por Deus quando estavam em sua rotina de trabalho.

Há algo especial em nossa rotina, porque ela é a nossa vida, a vida que o Senhor nos deu.Salmos 118:24 diz: " Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele".Quando nos regozijamos com o dia que o Senhor fez, podemos ver a face dele em nossa rotina.Quando somos gratos à Ele pelo lugar onde moramos, a comida que comemos, as circunstâncias de nossas vidas, o nosso trabalho, os nossos amigos, a nossa igreja e etc, então a presença dele se manifesta em nosso dia-a-dia, em nossa rotina.O segredo é praticá-la com alegria e gratidão, fazendo com amor até mesmo as pequenas coisas que Ele nos confiou a fazer como dar atenção as pessoas à nossa volta, cuidar da nossa casa, do jardim, cozinhar e etc.

Alguns, na agonia de serem usados por Deus, ou desejando ouvir a sua voz e fazer a sua vontade , se movimentam de uma Igreja para outra para ouvir Deus falar. Ele sabe o nosso endereço e quando temos uma vida de adoração e devoção em nosso particular, Ele chega em nossa casa e em nossa igreja ainda mais rápido para falar conosco.A vontade de Deus para nós é que sejamos fiéis ao que Ele já nos deu para fazer.Mateus 25:21 " Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor ".Desse modo, seremos usados por Ele e muitas vezes, sem nem tomarmos conhecimento.

Deus não pede para fazermos nada fora da nossa normalidade, Ele apenas pede que sejamos fiéis à rotina ou caminho onde Ele nos colocou.A nossa tendência, influenciada por filmes de Hollywood é esperarmos que o espetacular aconteça em nossas vidas.É verdade, no monte sinai a glória de Deus realmente desceu e Moisés pode presenciar o fenômeno extraordinário de sua presença. No nascimento de Jesus, um exército de anjos cobertos pela resplandecente glória de Deus desceu à terra para anunciar aos pastores, e em outros eventos o poder de Deus foi mostrado sobrenaturalmente, mas, geralmente, os eventos bíblicos aconteciam dentro da normalidade, dentro da rotina que as pessoas estavam vivendo.Por exemplo, Jesus ia até a casa , ou vila onde a pessoa estava e alí Ele operava sinais e maravilhas.

Essa rotina e normalidade a que me refiro não se trata de uma rotina comum ou banal.Quando a oração, a leitura da palavra, a prática do bem e o culto à Deus fazem parte do nosso dia-a-dia, então vivemos a mais extraordinária das normalidades e diariamente experimentamos o espetáculo do amor, do perdão e da alegria tocando as nossas vidas e das pessoas ao nosso derredor.Essa é a rotina que proporciona mudança e aperfeiçoamento.É a rotina onde Deus se manifesta em todo o seu explendor.

A rotina cansa? Sim, nos cansa e nos fadiga algumas vezes.Por isso Jesus nos fez a promessa: "vinde a mim os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei".Quando Jesus está conosco no caminho, dentro da nossa rotina e normalidade, experimentamos novidade de vida e Ele nos provê criatividade e sabedoria para fazermos do nosso caminho um lugar de alegria e uma plataforma para a sua glória.

'Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão".(Isaías 40:310).

Sou grata à você que inseriu a leitura semanal do Café com Deus blog em sua rotina.Um abraço.Helia. Deixe o seu comentário abaixo.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo