• Helia W.Rodriguez

Como se tornar uma pessoa satisfeita


"Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo possa satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para um outro mundo"(C.S.Lewis).Você já observou que a nossa satisfação está sempre insatisfeita? Pagamos um preço alto para conseguirmos certas coisas simplesmente para concluirmos que elas não nos satisfazem.Buscamos desesperadamente o lugar, a comida, a roupa, o carro, a pessoa que irá nos fazer feliz, que irá suprir as nossas expectativas.Entretanto, quanto mais alcançamos as nossos desejos, mais insaciáveis nos tornamos.

Parece que a satisfação está sempre à nossa frente.Como uma perseguição, nunca encontramos o que realmente nos satisfaz.Alguns de nós, perdemos as nossas vidas apenas projetando para o dia que formos satisfeitos, quando eu me casar, meus filhos formarem, comprar aquela casa, emagrecer, aposentar, tiver dinheiro e etc.Mentimos para nós mesmos ao acreditarmos que quando esse dia chegar seremos felizes.Isso é correr atrás do vento, pois já temos experimentado que quando o dia tão esperado chega, nós permanecemos frustrados, infelizes e até magoados.

A satisfação também não está no prazer da bebida ou da droga, pois depois que passa o efeito, a pessoa se sente culpada e envergonhada, tampouco está no prazer sexual fora do plano de Deus, pois depois que o prazer passa a pessoa se sente vazia e solitária.

O nosso coração descontente está sempre nos dizendo: eu quero mais, eu preciso de mais, e o resultado é sempre o mesmo, permanecemos famintos e sedentos.E essa insatisfação não é apenas desprezível aos olhos de Deus, mas ela é extremamente perigosa, pois ela pode nos levar a colocar muitas coisas no lugar de Deus nos tornando idólatras, pode também nos levar a tomar decisões erradas, ou até mesmo ao extremo do envolvimento com drogas, bebida, adultério e por que não incluir o suicídio.

Coisas e pessoas não podem nos satisfazer.Somente Cristo pode nos preencher com a perfeita satisfação. Ele mesmo é a satisfação e a alegria que desesperadamente necessitamos.Por isso Ele diz em Joao 6: 35 " “Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede". Eis aqui a nossa satisfação!

E para a mulher samaritana que buscava água no poço e estava tentando ser feliz em seu quinto casamento, Jesus disse: "Mulher, se você beber da água que eu lhe der, você jamais terá sede."

O pastor John Piper,tem uma frase conhecida: "quanto mais nos satisfazemos em Deus, mais Ele é glorificado em nós".Duas necessidades supremas se encontram nesssa única frase.Quando eu desisto de buscar satisfação em coisas e pessoas eu quebro um ciclo de idolatria em minha vida e começo a buscar a Cristo como fonte única de satisfação, alegria , deleite e plenitude, então Deus tem prazer em minha vida e naturalmente o meu viver se torna uma plataforma para a glória dEle.Assim, quanto mais me satisfaço nEle, mais a minha vida expressa louvor e adoração exaltando a sua glória .

E como encontrar satisfação em Cristo?

1 - Devemos começar tirando as nossas expectativas das coisas e pessoas como fontes de satisfação e transferi-las unicamente para Cristo.Quando vãmente imaginamos que algo irá nos trazer uma grande satisfação, tratamos de buscar com afinco e dedicação, perseguimos o nosso objetivo até que o alcançamos.O mesmo precisamos fazer para nos satisfazer em Cristo, dedicarmos tempo lendo a palavra, adorando, orando e especialmente sendo diligentes na obediência à sua palavra, praticando uma vida cristã em todos os seus aspectos.Posicionando-o como Senhor, salvador e prioridade de nossas vidas.

2 - Deus é o nosso socorro e o nosso ajudador, mas se somente vamos até a sua presença para pedirmos isso ou aquilo e sermos abençoados, a nossa visão sobre ele está fora da perspectiva correta.Talvez você está perdendo a melhor parte da oração, se ajoelhar aos pés dEle, apenas para adorá-lo e usufruir da sua presença.Como você se sentiria se um filho ou alguém fosse à sua casa ou te telefonasse apenas quando precisasse te pedir alguma coisa? Nós amamos as pessoas que nos proporcionam relacionamentos e amamos mais ainda aquelas que nos fazem rir em sua companhia.Com Deus nos relacionamos de forma similar. Então, acheguemos à sua presença com toda fome e sede que trazemos em nossa alma, nos sentemos à sua mesa e nos fartemos de sua presença, pois , conforme disse o salmista: " na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente" (Salmos 16:11) .

Sem pressa, sem medo, sem dúvidas nos aproximemos do trono da graça e nos entreguemos à Ele, e nos deixemos ser cheios dEle, do seu amor, graça, beleza, doçura e vida.E não nos preocupemos com os nossos pedidos e necessidades, pois Ele satisfaz não somente o espírito e a alma, mas todas as necessidades daqueles que encontram satisfação nEle.Lembremos que ninguém sai da presença de um rei de mãos vazias.

Quem sabe chegou o tempo de pararmos de pedir coisas para Deus e passarmos a pedir contentamento.O nosso coração só encontrará repouso e todo o nosso ser será satisfeito quando Deus for o nosso tudo, a nossa fonte de satisfação e alegria. A sensação de estarmos saciados quando satisfazemos a nossa fome e sede, é incomparavelmente superior a qualquer outra satisfação.O rei Davi descreve como: "ficamos como quem sonha" e em outro momento diz, "minha alma suspira e desfalece pelos teus átrios", e ainda "há delícias em tua presença". Jesus é a única pessoa,e sua presença é o único lugar que podem nos saciar plenamente.

Espero que esse café com Deus aprofunde a nossa compreensão sobre nós mesmos nos levando a reconhecer que somos feitos de uma matéria espiritual e somente esse mesmo tipo de matéria pode nos trazer a plena satisfação.Um abraço.Helia

Deixe o seu comentário.Obrigada.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo