top of page
Search
  • Writer's pictureHelia Wagmacker

A idolatria na Igreja moderna


Você sabe qual é o pecado mais condenado por Deus na bíblia? A idolatria. Os dois primeiros mandamentos, bem como outras escrituras repetidamente condenam todo e qualquer tipo de idolatria."Não terás outros deuses além de mim" (Ex.20:3) Seja um deus esculpido na madeira, seja um ídolo do futebol, um músico, um pastor, um padre, uma estrela de hollywood ou uma estrela gospel. Deus lida apenas de 2 formas com a idolatria, ou nos arrependemos, ou somos destruídos por ela.Ele não poupou nem mesmo o seu próprio povo quando permitiu os Assírios invadir o reino do norte de Israel por causa de sua idolatria e mais tarde permitindo Judá ser levado como escravos para a Babilônia.João Calvino estava certo quando afirmou:"O nosso coração é uma fábrica de idolatria".

Atualmente, dentro do Cristianismo vemos a continuidade do pecado da idolatria.E como nasce um ídolo moderno? Normalmente ele ou ela possui boa aparência, é carismático e possui um discurso sedutor, com a finalidade de agradar os seus seguidores.São pessoas que viveram algum ato de bravura ou pseudo heroísmo.Por ex., receberam uma grande cura, se converteram de uma vida altamente pecaminosa.Eles se tornam uma espécie de heróis e passam a ser admirados por sua coragem.Nunca entendi porque a Igreja promove testemunho de pessoas que depois de pecar ao extremo, se convertem. Não seria mais coerente celebrarmos a vida dos que nasceram, cresceram e seguem obedecendo a Deus?Também não entendo o heroísmo celebrado na vida de uma pessoa curada, se afinal foi Deus quem curou.O mesmo cabe para pastores que curam multidões e acabam sendo idolatrados quando é Deus quem cura.

Muitos cristãos possuem essa necessidade de acompanhar e idolatrar essas figuras históricas que circulam nas Igrejas e na mídia, porque elas normalmente trazem um êxtase e acendem um fogo em nossa maquiagem emocional.Elas nos arrebatam para o seu mundo onde tudo é perfeito, tudo é harmonioso, Deus nunca diz não, todas as batalhas são vencidas e a tristeza nunca, nunca dá as caras em seus castelos.

A mensagem de um líder-herói enche o nosso ego nos fazendo esquecer quem somos.O inimigo de sua alma sempre trabalha para você esquecer quem você é, pois se você estiver atento à quem você é, irá se lembrar que você é um filho de Deus, que nasceu em Cristo e o poder dele habita em você, e certamente você não necessitará mais de um herói para adorar.

O problema dos heróis , como o incrível Hulk, Batman, Superman,Marvel, e outros, é que eles precisam usar máscaras e o seu ego acaba sendo diferente daquele que é apresentado. Eles passam a ter uma identidade secreta e o que conhecemos são as suas performances. Os heróis geralmente se sustentam sobre um argumento que eles possuem uma história espetacular, um chamado mais excelente e lhe foi confiado poderes que as outras pessoas não possuem.Todas essas afirmações são antagônicas à verdade bíblica, pois tirando a função, todos são seres humanos normais. 2 Cor.5:18a "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo".

A realidade é que os heróis modernos são artificiais, pois ninguém nunca foi capaz de salvar uma alma e muito menos arrebatar alguém do inferno, a não ser Cristo.Quando observamos os heróis da fé, na bíblia, detectamos algo em comum entre eles: a humildade de negar a si mesmo e glorificar à Deus com os seus atos, vida, e morte. Ex., Davi, não se tornou um herói ao vencer o gigante Golias, pois não lutou para se tornar famoso, mas lutou para que a vitória vinda de Deus trouxesse glória ao seu nome em Israel e toda terra.Paulo, que teve um encontro com o próprio Jesus depois da ascensão , foi usado por Deus para realizar inúmeros milagres, escreveu 14 epístolas, não fez da sua fé um teatro ou espetáculo, mas resumiu no seu currículo: "Não vivo eu, mas Cristo vive em mim".(Gal.2:20)

Somos afetados pelos exemplos de nosso ídolos ou heróis, por isso precisamos estimar as pessoas corretas.Os heróis da fé, aqueles que o mundo não era digno deles, nos deixou um legado para que observássemos: Deus não está buscando homens e mulheres fortes e extraordinários, Ele está buscando pessoas que caminham no poder, na força e dependência DELE.

Os nossos ídolos e heróis falam sobre nós.Eles revelam quem nós somos, no que acreditamos e o destino que teremos.Quem são os seus ídolos? Quem é o seu herói ou heroína? O que você está projetando nessa pessoa? A sua dor, fracasso, segredo, sonhos? Vivemos em um mundo quebrado e caído, e se o seu ídolo te inspira apenas uma vida sobre a terra, quando ele ou ela, tirar a máscara, você irá se decepcionar.Nós não pertencemos a este mundo (Joao 15:19), logo, busquemos as coisas do alto e tenhamos como exemplo, aqueles que nos inspiram um dia morar com Cristo.

A bíblia condena veemente a idolatria.Temos uma ideia bem confortável de que idolatrar é se ajoelhar diante de um ídolo, e prestar culto.A palavra idolatria no original significa: possuir extrema admiração, adular, reverenciar, amar, venerar, e etc. Qualquer coisa em nossa vida mais importante do que Deus, é idolatria.Qualquer coisa ou pessoa que toma mais lugar em nossa vida do que Deus, é idolatria.Se gastamos mais tempo lendo sobre uma estrela de holywood ou estrela gospel, do que passamos lendo a bíblia, é idolatria e estamos deixando claro a quem adoramos.

Contudo, não há nada de errado em associarmos mentalmente com pessoas que nos inspiram a nossa caminhada cristã.Moisés, Noé, Ester, Abraão, Sara, Paulo, Rute, Débora, Davi estão nas páginas de nossas bíblias e precisamos gastar tempo com eles, conhecendo-os, observando como se relacionavam com Deus e com as pessoas, seus comportamentos, o que eles acreditavam e para onde foram depois de suas mortes.

Como cristãos, Jesus Cristo deve ser o nosso único protótipo de super herói e o único a quem devemos adorar .Ele é mais que um herói, Ele é o filho de Deus, nosso salvador e Senhor e unicamente Ele deve ser a nossa inspiração e modelo .Ele nos deixou o exemplo de como nos espelharmos nele que, sendo Deus, humilhou-se a si mesmo.Ele sim, é um verdadeiro super herói pois morreu, ressuscitou e vive para sempre.E um dia todo joelho se dobrará e toda lingua confessará que Ele é o Senhor digno de toda adoração para o século dos séculos.

Deus nos ama.Ele sempre tem nos amado e sempre nos amará.Que coisa tão terrível é quando trocamos o seu lugar em nossas vidas por ídolos feitos de elementos criados por Ele mesmo.

Que possamos nos arrepender de toda idolatria em nossas vidas.Que Ele nos dê discernimento para tirar os ídolos de nossos corações , antes que sejamos destruídos por eles. Um abraço.Helia

Comente abaixo e compartilhe com os seus amigos.Obrigada.

0 views0 comments
bottom of page