top of page
  • Helia W.Rodriguez

Você tem alegria em sua vida?


A autora americana Sonja Lyubomirsky conclui em seu livro - The how of happiness - que 50% da nossa felicidade é determinada por nossa genética, 10% é afetado pelas circunstâncias e situações e 40% está sujeito ao nosso controle.Assim, praticamente 60% das chances de sermos felizes está fora do nosso controle. A grande maioria das pessoas estão à busca da felicidade.Todos os seus planos, relacionamentos e até a vida religiosa tem um objetivo: Ser feliz.

Jesus, como sempre, nos traz uma proposta superior, ao invés de buscar felicidade, busque alegria. Ao contrário da felicidade a alegria é produzida de dentro para fora e não depende de fatores externos.Ela nasce como uma estrela dentro de nós, e "explode" o seu brilho em nosso sorriso, embelezando o nosso rosto com a mais perfeita maquiagem e trazendo uma sensação de saúde, paz, esperança e regozijo em nossa alma, corpo e espírito.O sábio Salomão disse em Prov. 15:13a "O coração alegre aformoseia o rosto".

Eu acredito que a alegria anuncia a presença de Deus e magnifica a sua glória.Não dá para fazer de conta que estamos alegres.A alegria é pura e até uma criança a reconhece de longe.A alegria que me refiro, é a alegria em Cristo e dada por Cristo.Ela é permanente, nunca se acaba.Ela é forte,não se abala com as circunstâncias.É a alegria real que transforma o soluço da alma em canção e o lamento em baile.A alegria que cura o coração e dá nova vida.É a alegria que transforma a carranca amarga em um sorriso radiante e é ela que transforma o desespero em prazer.

A alegria não depende de sua genética, nem das circunstâncias favoráveis.Ela não pode ser imitada, nem comprada, não se encontra no alcool, nas drogas, no casamento, no dinheiro.Ela está na pessoa do senhor Jesus Cristo.Ele somente é a fonte de alegria pura, verdadeira e eterna.Quanto mais você tem Jesus, mas você tem alegria, mas ela não pode ser fabricada porque ela é um fruto do Espírito Santo em nós. Gálatas 5:22 " Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, paciência". Ela é produzida no contínuo crescimento na graça, no amor, na paz, e na gratidão.

Alguns de nós, seguindo a ordem dos Fariseus e hipócritas, nos tornamos

sérios para passar uma impressão de espiritualidade.Não sei de onde tiraram isso, mas estou certa que não foi do cristianismo.Outros, optam por uma fisionomia de tristeza tentando passar uma imagem de

humildade. Nós não precisamos de nenhuma dessas máscaras para substituir a alegria que todo cristão deve ter reluzindo em seu rosto.O próprio Jesus em João 15:11, numa conversa com os discípulos, diz: " Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo".Deus não apenas deseja que você seja alegre, Ele deseja que você seja completamente alegre.

Para os que já nasceram de novo e se consideram cristãos, a alegria não é uma opção, é uma ordem.Salmos 100:2 diz, servi ao Senhor com alegria.Esse é o único tipo de oferta que Deus aceita.Tudo que fazemos com alegria, Deus recebe também com alegria.Filipenses 4:4 " Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos". Como seus filhos, Deus nos ordena a ser pessoas alegres, e o segredo para termos regozijo, é nos regozijarmos nEle.Termos prazer nele, de estar em sua presença, onde está a plenitudade de toda alegria.

Confesso que as vezes não é fácil viver essa alegria, pensamentos, palavras que ouvimos, pessoas, notícias e etc ,parecem apunhalar a nossa esperança fazendo recair o nosso semblante.Outras vezes, as trevas tentam nos sufocar estampando a tristeza em nosso olhar.Então, precisamos correr para a sombra do altíssimo onde encontramos não somente refúgio, mas alegria.Há tempos de sofrimento e tristezas em nossas vidas, mas se essa é sempre a condição de nossa alma, isso é um indicativo de que o Espírito santo não está em nós.Pois a alegria é produto do Espírito de Deus em nós, quanto mais nos enchemos dele, mais nos enchemos de alegria.

Talvez experimentamos a alegria real e inexplicável quando nascemos de novo, mas as muitas lutas e feridas de nossa alma nos levou a parar de caminhar no Espírito, nos levando a perder a alegria da salvação ou do primeiro amor. O salmista Davi, aquele que foi considerado o homem segundo o coração de Deus, também passou por um momento onde a alegria se foi.Ele havia pecado e sentia o peso de seus pecados, estava deprimido, angustiado, então no Salmo 51 ele faz uma oração suplicando a ajuda de Deus e no verso 12a ele diz: " Torna a dar-me a alegria da tua salvação".

Como é maravilhoso sabermos que podemos orar e pedir a Deus que restaure a nossa alegria.Você não precisa ser triste e machucado (a) para o resto de sua vida.Deus pode restaurar a sua alegria, o seu sorriso, vivacidade, saúde e força.

Outros, se sentem tristes a tanto tempo que sentir alegria lhes traria culpa, como se estivesse sentindo algo errado. Ainda há aqueles que se sentem tão miseráveis que quando veem a alegria do outro, faz algo para apagá-la.A nossa vida nessa dimensão é mais breve do que podemos imaginar.Não temos tempo a perder, a hora de ser alegre é agora, não importa se o vento está remando contra ou a favor, a alegria é produzida por Deus, dentro de nós.Como já ressaltamos, há tempo de chorar, mas há tempo de estar alegre. Elimine imediatamente qualquer pensamento que tenta roubar a alegria que Deus te concedeu.

A alegria dá sentido e razão à nossas vidas.Muitas pessoas desistem de viver, mesmo estando vivas, porque não sentem mais alegria.A alegria bane o pessimismo, nos enche de vigor e esperança, nos traz luz, confiança, paz, satisfação, saúde.Ela produz confiança sem arrogância e coragem sem vanglória.A nossa alegria, abençoa os corações de nossos familiares e daqueles que convivem conosco .E o mais importante, a alegria reflete a glória de Deus e estampa a marca do verdadeiro cristão, cheio do espírito Santo.

Se tentarmos produzir alegria por nós mesmos, apenas fabricaremos uma alegria sintética.Mas a alegria como fruto do caminhar no espírito é pautada na esperança e certeza dadas pelo nosso Redentor.Caminhar satisfazendo a nossa carne pode nos trazer gratificações, mas a verdadeira alegria somente é produzida pelo Espírito.

Obrigada por maximizar a minha alegria participando desse café com Deus.Se gostou, compartilha e comenta.Um abraço.Helia

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page