top of page
  • Helia W.Rodriguez

A mulher, a sua beleza e o seu Deus


Você conhece a expressão "quem gosta de beleza interior é designer!?".Essa frase aparentemente inofensiva revela a decadência cultural e anti-Deus que vivemos. Creio que quando um homen aprende apreciar a beleza espiritual de uma mulher que caminha com o seu Deus, ele pode se tornar um instrumento para promover o crescimento dessa espiritualidade em sua namorada, esposa, filhas, e etc.E quando uma mulher compreende a nobreza, a perfeição e a doçura que há em ser uma mulher de Deus, ela irá crescer em intimidade com Ele e isso trará alegria para si mesma e os que estão ao seu redor.Portanto, esse texto é para homens e mulheres.

A revista People Magazine anualmente publica a lista das 10 mulheres mais bonitas do mundo.Em alguns casos, parte dessa beleza contemplada pode ser comprada nas clínicas médicas que prometem milagres como botox, cirurgia plástica e tratamentos estéticos de alta tecnologia.Também pode ser adquiridos nas academias, nos salões de beleza, nas lojas de departamento e etc.Eu creio que toda mulher deve cuidar de sua saúde e beleza desde que ela tenha claro em sua mente a platéia pela qual ela está se produzindo, se é para seduzir e parecer sexy ou se ela se embeleza para a glória de Deus.

Todas as mulheres são naturalmente bonitas, e há aquelas que se despontam, como por exemplo, Ester, Sara, Abigail que a bíblia as define como mulheres belíssimas. A beleza é uma verdadeira bênção, mas quando Deus nos olha, ele não olha para a nossa beleza, Ele olha para o nosso interior, o que está no coração, ao contrário dos humanos que veem apenas o que está fora.

Existem dois tipos de beleza: um é definido por Deus, o criador e escultor do universo e o outro é definido pela mídia, pela indústria da moda, pelos grandes nomes da alta costura.Pela perspectiva de Deus, as mulheres mais bonitas do universo não estão nas revistas, nem na televisão, muito menos em hollywood.Elas nunca fizeram um concurso de beleza ou concorreram a miss universo.Mas elas estão em nossas cidades, nossas igrejas.

Quando essas mulheres caminham na passarela da vida, os refletores não estão nelas, mas por si mesmas, elas refletem a glória de Deus, em seus rostos vemos transluzir a formosura de um coração alegre e perdoado.Os seus olhos transmitem paz e tranquilidade. Os seus braços e as suas mãos se levantam para adorar o seu Deus e se estendem para ajudar o próximo. os seus vestidos são vestes de puro louvor recebidos pelo seu esposo e filhos que a dizem: "Tu és a mais formosa das mulheres".Os seus pés, estão calçados com os mais nobres sapatos , o evangelho, que ela calça diariamente para levar a paz e as boas novas de salvação.E os seus cintos? Uma mulher bonita pela perspectiva divina ela usa o cinto da verdade e odeia a mentira.Ela lê e estuda a verdade, escuta a verdade, medita nela dia e noite, fala a verdade e constrói a sua vida e sua família no alicerce da verdade.

O apóstolo Pedro nos presenteou com as seguintes palavras em 1 Pedro 3:3 e 4: " A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus".O Apóstolo urge às mulheres que a sua beleza não seja definida pelas roupas que elas vestem ou acessórios que usam, porque nós somos mais que isso.Mas quando alguém nos olhar, esse alguém precisa distinguir a pessoa real que somos debaixo dos tratamentos estéticos, maquiagem e etc.Será que estamos tentando ser mais atraentes exteriormente do que interiormente?

O apóstolo Pedro nos convida a certificar que a nossa beleza interior sobrepassa a nossa beleza externa.Será que podemos receber elogios sobre o nosso interior na mesma intensidade que recebemos elogios sobre o nosso exterior? A beleza exterior que as pessoas veem em nós precisa ser sustentada pelo nosso caráter interior.

A mulher bonita segundo os padrões de Deus, ela não é obcecada por sua atração carnal. Ela não coloca o seu foco no que as pessoas irão pensar quando olharem as suas curvas, ou no quanto a beleza de seu rosto e sua pele irão impressionar os que a veem.Ela é consciente que as suas roupas são usadas como complemento e não para provocar a sexualidade.Ela conhece o seu Deus e tudo que faz tem o objetivo de ampliar a glória dele.Ela aprendeu apreciar a beleza que não é perecível, que não se enruga com a idade e nem modifica com o tempo.Ela está focada no fato de ser apreciada pelo seu Deus e isso desperta nela uma beleza incorruptível de um espírito dócil e tranquilo como o Apóstolo Pedro menciona.

Provérbios 31:30 descreve a beleza passageira:" Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada". Essa é a beleza que vemos e esquecemos porque é perecível, mas a beleza do ser interior é incorruptível , jamais acaba, e aumenta à medida que se parece mais com o seu Deus.A mulher que teme ao Senhor, ela tem a sua espiritualidade como a sua maior atração.

Creio que o cuidado com a a saúde e beleza devem ter um lugar importante na vida da mulher.Contudo, é preciso diligência para não se cair na armadilha de colocar o foco da existência na busca da beleza externa, pois isso pode levar a um profundo vazio e uma vida sem sentido.Algumas mulheres nessa busca desenfreada começam a comparar o seu corpo, pele , cabelo e etc com as mulheres das revistas de moda e beleza que foram submetidas a um trabalho de photoshop.Portanto, ninguém nunca será como aquelas mulheres porque elas não existem, são apenas imagens e arte.O resultado será a frustração e esse caminho sempre leva a semelhança de Eva.Provérbios 11:22 nos adverte: "Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta".

O espírito dócil e tranquilo mencionado pelo apóstolo é aquele que retorna o mal com o bem.A mulher que possui essa beleza é porque ela sabe esperar no seu Deus, ela descansa nele e em suas promessas.Ela possui uma alma tranquila porque confia no seu Deus para ser quem Ele diz que ela é. A sua expectativa não é a aprovação das pessoas, pois ela já tem a aprovação do seu Deus.

E como se tornar essa mulher bonita por dentro e possuir esse espírito tranquilo e dócil? Se deixando ser transformada pela glória de Deus.Lendo e obedecendo a palavra, investindo tempo na presença daquele que é o seu Deus, o seu maior amor, o seu salvador, refúgio, satisfação, deleite, pastor, rocha, luz, porto, o seu tudo.

Que a nossa busca da beleza não se torne um deus, controlando as nossas emoções, tempo, humor, conta bancária ou exercendo qualquer tipo de controle sobre nós .Mas que busquemos intensamente o Deus que criou e continua criando a beleza.

Obrigada por saborear comigo esse café com Deus.Compartilhe e deixe o seu comentário.Helia

1.753 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page