• Helia W. Rodriguez

Águia ou ovelha? O Pastor tem a resposta.


Isaías 40:31 afirma o seguinte: "os que confiam no Senhor subirão com asas como de águias". Embora a águia seja soberana e admirável por sua inteligência e habilidade de viver nas alturas, e embora muitos de nós amamos a figura da águia, a Bíblia não faz diretamente referência de que devemos ser como a águia.Nos 33 versos que a Bíblia fala sobre águia, alguns poucos fazem uma analogia que "voaremos como águia". Outros versos se referem à águia de forma negativa. Levítico 11:13 diz:"por exemplo, que a águia é uma ave impura.

Mas, a Bíblia usa a analogia de outro animal para definir o verdadeiro cristão, ou o povo de Deus.Aparentemente não é um animal tão nobre, magestoso, soberano, elegante e inteligente como a águia, e sim, um animal que praticamente a sua única capacidade é se submeter ao comando do seu Pastor.Estamos falando da ovelha, ou cordeiro.O velho testamento traz o relato que a ovelha era um dos animais que por ser limpo era usado como sacrifício no altar em oferta à Deus.Êxodus 12:5.

A ovelha é o animal mais citado na Bíblia, sendo mencionado mais de 220 vezes. Ela era fundamental para a agricultura e a vida nômade do povo Hebreu. Ela era doméstica, fornecia carne, leite e lã.Ela é conhecida pelo seu relacionamento próximo com o pastor, por sua capacidade de escutar a sua voz e obedecê-la.Quando Deus foi buscar um rei que seria segundo o seu coração, ele foi em um rebanho de ovelhas e chamou Davi (Salmo 78:70).

Até mesmo uma das entradas da antiga Jerusalém se chamava "a porta das ovelhas", (Neemias 3:32).Sim, as ovelhas , com frequência estão na casa do seu Pastor.Quando Deus queria enriquecer alguém, Ele dava milhares de ovelhas para essa pessoa.Em Jó 42:12 vemos que Deus abençoou a Jó e ele teve 14 mil ovelhas e outros animais.

E o mais importante, Deus se refere ao seu povo como o seu rebanho e suas ovelhas: Salmo 100:3 "Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto". O próprio Jesus, que é Deus, diretamente disse " Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas, (João 10:11).

No tempo de Jesus o trabalho de um pastor de ovelhas não era muito estimado.Os donos das ovelhas contratavam aquelas pessoas que não conseguiam nenhum outro tipo de trabalho para tomarem conta das ovelhas.A pessoa teria que enfrentar o calor, os temporais,e os predadores para proteger as ovelhas.Assim, quando Jesus afirmou que Ele era o bom pastor que dava a vida pelas suas ovelhas,Ele chocou os religiosos que o escutava, pois como seria possível Ele afirmar que Ele era o Pastor, que Ele era um com o Pai, o Deus Yahweh e fazer uma declaração nada exultante como ser um pastor de ovelhas.

E aqui Jesus nos revela que Ele é o nosso Pastor, mas que na cruz, Ele se apresentou à Deus também como uma ovelha em sacrifício pelos nossos pecados.Esse era o seu caráter.Essa era a sua missão, tomar o nosso lugar na cruz para que tivéssemos uma nova vida com um relacionamento íntimo com Ele, típico de uma ovelha com o seu pastor.Isaías 53:7: "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca".

E como saber se somos ou não uma ovelha de Cristo? Simples.Ele disse em João 10:27 : "As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Eu as conheço, e elas me seguem".A ovelha tem a capacidade de reconhecer se a voz que ela escuta é realmente do seu pastor, ela tem um discernimento aguçado, e ela tem uma natureza submissa e humilde. Ela busca o seu pastor para seguir a sua direção.Como ovelhas, o nosso Deus é o Pastor que nos mantém vivos afastando de nós a morte diária, É Ele quem alimenta o nosso espírito, alma e nos conduz à toda sorte de suprimentos.Ele guia o nosso destino num estado de paz e tranquilidade.

Ao contrário de outros animais, a ovelha não possui um instinto muito forte se perdendo facilmente, por isso ela sempre necessita do pastor para guiá-la . Algumas vezes ela se machuca ou é engolida pelos lobos.Mas Jesus disse que certo pastor possuia 100 ovelhas e quando soube que faltava uma , ele deixou as 99, e foi buscá-la. Ao encontrá-la, ele se encheu de júbilo,colocou-a em seus ombros e a trouxe de volta para casa e convidou os amigos para celebrar com ele. Como é doce esse amor que Deus usa para se relacionar conosco.

Aspiramos a ser como águias, conquistar os lugares altos, ser referência de inteligência e soberania.Mas, se formos honestos conosco, encontraremos que somos quebrados e muitas vezes perdidos e que necessitamos de um Pastor, que restaura as nossas feridas, que cuida de nós, que nos guia e que nos dá a sua presença.Como o Salmista no Salmo 23, encontramos a verdadeira satisfação e a razão de existir , quando declaramos:

"Jeová é o meu pastor; nada me faltará.

Faz-me repousar em pastos verdejantes; Conduz-me às águas de descanso.

Ele refrigera a minha alma, Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, Não receiarei mal algum, porque tu és comigo: O teu cajado e o teu bordão, eles me confortam.

Diante de mim preparas uma mesa na presença dos meus inimigos; Ungiste com óleo a minha cabeça; o meu cálice trasborda.

Unicamente a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, E habitarei na casa de Jeová por longos dias".

E quando chegarmos nos céus, quem iremos adorar? O Cordeiro de Deus, Pastor das nossas almas.

Obrigada por participar desse café com Deus.Compartilhe no Facebook e comente abaixo.Um abraço dessa ovelha que lhes escreve.Helia

464 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo