• Helia W.Rodriguez

Haja Paciência

"Perder a paciência, é perder a batalha" (Mahatma Gandhy).Sempre que eu faço um inventório em meu coração me dou conta que um dos pecados que eu mais tenho que lutar contra e também o pecado que já me causou mais sofrimento e danos foi o pecado da falta de paciência, pois esta, quase sempre leva ao desastre.Meu lado pragmatista me impulsiona a agir mais do que esperar.Constantemente medito e declaro o Salmo 46:10 para a minha a alma:"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra".Deus tem me dado vitória e posso ver o fruto da paciência nascendo em minha vida, mas confesso que não é fácil, pois vivemos numa geração agonizada pela pressa, a internet está sempre lenta, o sistema demora muito para abrir, o trânsito não move, a fila nunca anda e por ai vai...não temos mais paciência com quase nada.

Contudo, não podemos culpar o temperamento de nossa família pela nossa impaciência, pois a impaciência é fruto de nosso próprio orgulho, nosso ego, nossa carne (Gálatas 5:22), é querer que todos nos sirvam na hora em que desejamos.Se alguma coisa acontece diferente do que planejamos, imediatamente abrimos os portões internos e os leões da impaciência vêm para fora.Quando somos impacientes, estamos pensando apenas em nós mesmos e o nome disso é egoísmo.Algumas vezes somos tão impacientes que forçamos a ação.Empurramos a porta que ainda deveria estar fechada, fazemos a declaração que ainda deveria estar em segredo, avançamos em relacionamentos que irão nos destruir e pior ainda é quando nossa impaciência pensa que Deus está demorando demais e decidimos fazer as coisas ao nosso próprio modo.

A impaciência é uma forma de incredulidade, pois duvidamos do tempo , bondade e liderança de Deus.Não cremos em seu poder e seu agir, não cremos que Ele está no controle, não cremos em seu amor e por isso passamos na frente Dele demonstrando a nossa falta de fé. Assim, a paciência, é um fruto da fé e a impaciência é um fruto da incredulidade.Salmo 130:5-6:"Espero no Senhor com todo o meu ser,e na sua palavra ponho a minha esperança. Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã;sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã'! A sentinela, ou os guardas passavam a noite trabalhando e por isso eles esperavam o amanhecer, mas eles não podiam forçar ou antecipar a chegada da manhã e do nascer do sol.E é nesta confiança e quietude que Davi esperava no Senhor.

Você já observou como é difícil provocar uma pessoa paciente? Seu temperamento pode absorver muito.Há um tempo atrás, uma afirmação do Pr.John Piper me chacoalhou, ele disse :"Paciencia é evidencia de força. Pessoas impacientes são fracas e portanto dependem de acontecimentos externos, como agendamentos que dá certo e circunstâncias que dão apoio ao seu frágil coração.Mas as suas explosões de ofensas e criticismo cruel aos que lhe fazem perder a paciência, não parecem fracos.Mas todo esse barulho é uma camuflagem da fraqueza".

Paciência exige tremenda força interior e para nós cristãos, essa força vem de Deus.A paciencia é um fruto do espírito (Gálatas 5:22) e é o próprio Espírito quem nos capacita a produzí-lo (Gálatas 3:5).A paciência é uma calma baseada na certeza de que Deus está no controle e confiamos em sua soberania sobre as circunstâncias.Para termos paciência é imperativo que sejamos humildes e dispostos à morrer para nós mesmos, nossas vontades, nosso eu, nossos projetos, nossa agenda e priorizar os outros. E não é exatamente isso que Bíblia nos ensina em Filipenses 2:3? "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos".

Quando o apóstolo Paulo foi escrever sobre o amor, a primeira coisa que lhe veio a mente foi, "o amor é paciente".(1 Coríntios 13:4).O amor e a paciência estão casados e nunca irão se divorciar.Quem ama, tudo sofre e tudo espera.Não existe amor sem paciência e a paciência reflete o amor.Se nos falta paciência em alguma área, ou com alguém, na verdade falta amor nesse cenário..Somente quem ama pode ser paciente com as pessoas, com a dor e com Deus.

Todavia, a paciência não é permissiva, ela não pensa que o pecado e a injustiça estão okay. Ela não é passiva.Ela não chega atrasada. A paciência é uma confiança implacável de que Deus está controlando perfeitamente todas as coisas.Quando somos pacientes para esperar em Deus, experientamos a sua graça e compaixão.Isaias 30:18 "Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam". Ou seja, sem paciência, nunca veremos as promessas de Deus cumpridas em nossas vidas. Somente os pacientes esperam realmente em Deus e em suas promessas.Abrão, o pai da fé esperou com paciência o cumprimento da promessa.Concluímos que a paciência, a fé e esperança caminham juntos.

Se queremos imitar à Deus , precisamos ser pacientes.Ele é amor e Ele é paciente.Ele espera.E a maior prova de sua paciência é Jesus Cristo.No Éden Ele prometeu enviar o salvador e Ele esperou o cumprimento de todos os eventos que Ele havia estabelicido, para então enviar Jesus.E o que dizer da paciência que Ele teve com Israel e continua tendo comigo e com você, nos tolerando, nos amando e esperando voltarmos à sua presença..Salmo 103:8 diz que "O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor".Não significa portanto que a sua ira não virá sobre os desobedientes.

Minha oração é que essa leitura nos leve à uma avaliação paciente sobre as nossas vidas e a maneira como relacionamos com às pessoas, com Deus e com o mundo.A porta do perdão está aberta e hoje mesmo podemos realinhar a nossa vida no caminho do amor, da fé e da paciência, em Cristo.

Muito obrigada por saborear mais esse café com Deus.Comente e compartilhe.Um abraço.Helia

418 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo