top of page
  • Helia W.Rodriguez

Como vencer a ansiedade


A ansiedade é um tipo de medo de algo que ainda não existe, a imaginação de que algo venha a acontecer.É uma pertubadora pergunta que não se cala, "e se isso, e se aquilo".Como um monstro que nos atormenta dentro de nós, a ansiedade deixa muitos cristãos sem dormir e em casos mais sérios, podendo levar à dependência de medicamentos.A ansiedade pode nos paralizar ou alterar o nosso comportamento.Se não resolvida, ela pode levar ao estado de raiva, ou comportamentos destrutivos, ferindo à própria pessoa e à outros.É provável que muitos de nós, trazemos cicatrizes resultantes de nossas ansiedades.

A ansiedade de repente aparece dentro de nós, como uma voz que brota de nosso coração e vai permeando os nossos pensamentos com o seu terror.Um tipo de personificação que coloca em nossa visão as lentes do gigantismo.E se meu chefe me despedir? E se meu filho não voltar para casa.E se eu não passar nesse teste? E se as pessoas zombarem do que irei falar? E se o dinheiro não for suficiente? E se...

Homens e mulheres que servem à Deus, na atualidade e historicamente, sofrem ou sofreram ansiedade.O Rei Davi, por exemplo, estando ansioso, disse o seguinte: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te afliges sobremaneira dentro de mim? Deposita toda a tua confiança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é a minha salvação e o meu Deus!" (Salmos 43:5). Essa é atitude certeira de colocar a espada da palavra no pescoço do monstro da ansiedade .Davi nos ensina a conversarmos com a nossa alma, lembrando-a as promessas e cuidados de Deus.

Essa receita tem funcionado para mim.Quando o monstro da ansiedade se ergue em minha alma tentando roubar minha paz, eu a digo: aquieta-te, acalme-se. Sossegue-se porque Deus está no controle. Deus está no Trono, Ele tem o melhor, Ele nunca permite nada para te destruir, e etc.Então, eu me empenho em citar para a minha alma os versos Bíblicos que vou me lembrando, e quando vejo, a espada (da Palavra) já entrou no monstro da ansiedade e ele foi dormir.Então agradeço à Deus pela vitória.Alguns vezes isso me toma 5 minutos e outras vezes eu tenho que continuar nesse exercício por todo o dia, ou semanas.Mas, consciente de que esse monstro poderá acordar outra vez.

Jesus, conhecendo a aflição que a ansiedade nos traz, se compadeceu de nós, nos deixando o perfeito antídoto para esse mal que nos assola.Lucas 12:22 : "E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir".Ele nos assegura que a nossa ansiedade pode ser controlada e que somos nós quem decidimos, se ficamos ansiosos, ou não.Por isso Ele nos deu esse comando: "não estejais ansiosos".Iremos obedecê-lo?

Sabemos que por nós mesmos é impossível seguirmos esse comando de Jesus.Aliás, por nós mesmos, é impossível seguirmos qualquer comando de Jesus.Mas, o poder dEle que opera em nós, nos capacita a obedecê-lo.Não temos que fazer em nossa própria força, mas na Dele.Marcos 10:37b " Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível".

O Apóstolo Paulo nos fez a seguinte recomendação: "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças" (Filipenses 4:6) .Ao invés de alimentar o medo que a ansiedade nos traz, precisamos ir à presença de Deus e dizer à Ele o que está nos afligindo, o que está nos deixando ansiosos.Ele não diz para negarmos ou lutarmos contra a ansiedade, também não nos instruiu a fazer meditaçao ou yoga (embora a atividade física seja importante), mas, Ele nos intruiu a que entreguemos à Ele a nossa ansiedade.E como fazemos isso?

Com súplicas e ações de graças.Com humildade entregarmos à Ele as nossas necessidades. Com ações de graça, com um coração grato lhe oferecermos a nossa devoção e confiança. Quando o entregamos nossa ansiedade, nos esvaziamos, ou nos livramos dela e Deus cuidará do que lhe entregamos.Jesus disse em Mateus 6:32b: "Vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso". A ansiedade pode ser uma forma de sentir que Deus nos deve algo, mas quando nos submetemos à sua soberania e em gratidão dizemos obrigada Pai pelo seu amor, por ter me adotado como seu filho, sua filha, então recebemos paz e alegria.

"E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus".(Filipenses 4:7).Esse é o resultado de quando tratamos com a ansiedade da forma correta.A palavra de Deus e a oração são os antídotos para vencermos a ansiedade e termos paz, alegria e uma vida de abundância em sua presença.

Quais são as suas ansiedades? Comente abaixo e compartilhe em seu facebook.Obrigada. Abraço.Helia

242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page