top of page
  • Helia W.Rodriguez

Gratidão: a festa da graça


"Satanás desejava mais.Mais poder, mais glória. Afinal, em sua essência, Satanás é um ingrato. E ele colocou esse seu veneno no coração do jardim do Éden.O pecado de satanás se tornou o primeiro pecado de toda a humanidade. O pecado da ingratidão. Adão e Eva foram dolorosamente ingratos pelo que Deus os deu.

Não é esse o catalisador de todos os meus pecados?

A nossa queda foi, é e sempre será pelo fato de que não estamos satisfeitos com o que Deus nos dá. Nós desejamos mais.Nós desejamos outras coisas" (Ann Voskamp, Ten thousand gifts).

A ingratidão machuca.Ela é uma forma de insulto.Ela vive no meio de nós desde o Éden, mas quase nunca a reconhecemos. O nosso orgulho nos cega espiritualmente impedindo de enxergar a bondade.A ingratidão é fruto de nossa natureza pecaminosa e revela o quanto estamos distantes de Deus. Filipenses 2:14 : "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas".

Felizmente, nessa semana temos em nosso calendário o Dia de ações de graças, ou dia da gratidão, para ser celebrado pelos seus adeptos.A gratidão não é apenas um obrigado.A verdadeira gratidão nasce no coração, nas emoções, como uma explosão de alegria e um reconhecimento honesto de que alguém usou de bondade para conosco.A gratidão é uma satisfação em relação àquele que nos abençoou.Para sentirmos gratidão precisamos despojar de nós mesmos e nos concentrar em apreciar, admirar o outro.Assim, somente os humildes podem ser gratos.

Pessoas gratas, sem excessão, são pessoas alegres.A gratidão cura a alma e muitas vezes o corpo.Traz leveza à existência e sabor ao ambiente.Uma pessoa grata nos dá prazer com a sua presença.Quando a gratidão habita numa casa, os demais habitantes acordam com um sorriso.Apesar da gratidão estar disponível para todos nós, ela apenas nasce no coração daqueles que experimentaram a graça de Deus.Quanto mais nos tornamos próximos de Deus, mais gratos nos tornamos."Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão". (Colossenses 2:6,7).

Jonathan Edwards, escreveu que 'a verdadeira gratidão à Deus por sua bondade para conosco, nasce numa fundação construída antes, em amor à Ele, pelo que Ele é'. Como sentimos quando damos um presente à alguém e ele (ou ela) aprecia o presente mas não tem nehuma apreciação por nós? Apreciar o presente é importante mas amar a quem nos dá o presente, é essencial. Podemos ser gratos pela nossa saúde, bens, amigos, trabalho, casa e etc, sem sermos, essencialmente gratos à Deus. Ser grato à Deus, é o ápice da satisfação em nossa vida."A verdadeira gratidão está enraizada no deleite e na beleza da excelência do caráter de Deus", disse John Piper.Somente quando amamos à Deus, somos gratos à Ele.

A gratidão é um elemento imperativo na vida Cristã. Jesus nos deixou o exemplo a ser seguido.Vejamos como era o seu caráter.

- "O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;E, tendo dado graças..."(1 Coríntios 11:23,24).

- "tomou os sete pães e os peixes, e havendo dado graças" (Mateus 15:36a).

- "E, havendo pegado um cálice, Ele deu graças e ordenou..."(Lucas 22:17).

- "Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. (João 11:41).

Jesus era uma pessoa grata.Se desejamos imitar o seu caráter necessitamos ser agradecidos e termos o hábido de dizer: Obrigado ou Obrigada.

Como filhos de Deus devemos constantemente agradecer, ao nosso Pai pela nossa vida, salvação e por todos os seus benefícios para conosco.A Bíblia nos urge a que sejamos gratos à Deus e lhe ofertemos essa gratidão: Salmos 100:4: "Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome". Contudo, devemos agradecer, não somente quando os ventos estão à favor, mas, sempre.Somos gratos, não pelo que recebemos, mas, ao que tem o poder de dar o presente.1 Tessalonicenses 5:18: "Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco".

Nunca é tarde para tomarmos o posicionamento de ser uma pessoa grata.Ao morrer na cruz, Jesus disponiblizou a sua autoridade para nos redimir da ingratidão. Somente Ele tem o poder de nos transformar em uma pessoa agradecida e nos manter gratos em nossa caminhada.Se desejamos uma vida onde a sua graça flui dentro de nós, precisamos ser gratos.Não há crescimento espiritual sem gratidão.Tampouco existe alegria se não existe gratidão.

Ser alegre e usar de bondade, são formas de sermos gratos.O nosso Pai nos convida a sermos agradecidos e expressarmos essa gratidão: À Ele ,através de um coração transbordante de sua graça e alegria, com lábios sinceros expressarmos a nossa apreciação à Ele e com as nossas decisões diárias, demonstrarmos que meditamos em seus feitos e bondades. Também, é importante nunca perdermos a oportunidade de agradecermos aos nossos familiares e pessoas por toda forma de bondade com que eles nos abençoam.

Desejo à você e sua família um maravilhoso e transformador dia de ações de graças.Comente e compartilhe!

199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page