top of page
  • Helia W.Rodriguez

O melhor do Natal é ter Deus conosco


"Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus"?(Salmos 42:1,2). O rei Davi , desde sua juventude, se deleitava na presença de Deus.E nesse Salmo ele mostra quanto a sua alma está ávida, para estar com Ele.

Mateus 1:23 nos apresenta um dos nomes de Jesus: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa "Deus conosco". Jesus veio à este mundo encarnando o desejo de Deus de estar entre nós.Se tornou homem para trazer salvação, vida e alegria aos que o aceitasse. Deus conosco significa que jamais seremos separados do seu amor (Romanos 8: 38-39). A presença Dele nos garante que podemos cumprir o que Ele nos designou e chamou para fazer nessa terra (1 Crônicas 22: 17-19).

A presença de Deus é maior que os nossos temores, preocupações e insatisfações (Hebreus 13:5).Num nível mais pessoal, Deus está com todos aqueles que creem Nele. Aqueles que passaram pelo novo nascimento (João 3:3).

Ao analisar o nosso passado, concluímos que talvez não estaríamos vivos se o Deus Emanuel não estivesse conosco. Quantas vezes Ele nos poupou de acidentes, nos curou de doenças incuráveis e nos livrou da morte? Quantas vezes Ele veio estar conosco quando estávamos desesperados e em nossos limites. Outras vezes estávamos sozinhos e Ele nos visitou com a sua presença nos trazendo esperança.

A história de Deus no Velho Testamento nos mostra que quando Ele, o Deus Emanuel está presente, o inimaginável acontece: Pão desce do céu, Rio divide suas águas abrindo um caminho, muralhas de Jericó caem, água se transforma em sangue no Egito, o sol para no céu, Daniel sobrevive à cova dos leões, o profeta Elias é levado para o céu em vida, o óleo da viúva de Serepta é multiplicado, um profeta ressuscita um menino, Jonas sobrevive depois de três dias no ventre de uma baleia,e tantos outros eventos .

Mas, o maior de todos os eventos , foi quando Deus resolveu vir em pessoa para estar no meio de nós.E sua chegada dividiu a história em Antes de Cristo e Depois de Cristo. Nasceu numa manjedoura, sendo o maior presente que a humanidade já recebeu.No nascimento de Jesus quando o Anjo veio dar as boas novas aos pastores ele disse: “Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas"(Lucas 2:10).Ele veio para estar conosco ,por isso o seu nascimento é razão de grande alegria, pois a sua presença significaria que não seríamos mais os mesmos.Não andaríamos mais em trevas, perdidos e condenados à punição eterna, porque o Deus Emanuel chegava ao mundo para trazer salvação aos que o recebesse.

A presença de Deus na terra através de Jesus foi marcada por mudanças de destino, cegos e surdos foram curados, paralíticos andaram, mortos ressuscitaram,tempestades se acalmaram, água se transformou em vinho.Vidas foram transformadas: Simão, que era um precipitado , se tornou um apóstolo cheio da autoridade de Deus. João, que por sua personalidade foi chamado de "filho do trovão", se tornou o apóstolo do amor.Saulo, que era um perseguidor dos cristãos, se tournou o Apóstolo Paulo dos gentios.E a lista é tão grande que não posso enumerar. Você entende que quando Deus está presente, algo acontece? Quando Jesus, o Deus Emanuel está conosco, a nossa vida nunca mais é a mesma.

Eu creio que só tenho um problema a resolver em minha vida: ter ou não ter a presença de Deus. Se eu não tenho a presença de Deus isso significa que estou em grande perigo. Qualquer tipo de mal pode acontecer comigo. Estou vulnerável e posso cair num abismo à qualquer momento. Sem proteção e luz, estou vulnerável.

Contudo, se eu tenho a presença do Deus Emanuel comigo, eu posso descansar .Primeiro porque a sua presença nos traz paz e descanso. Se eu estiver desesperada, Ele me consola.Se estiver doente, ou Ele me cura ou me dá a graça de passar pelo vale.Ele supri todas as minhas necessidades. Quando Ele está comigo, Ele me corrige e me guia.Se me sinto só ou triste, Ele afaga o meu coração.Quando não sei que decisão tomar, Ele me mostra a direção.Quando meus inimigos se levantam para me destruir, eles tropeçam e caem. Quando me sinto cansada, Ele me traz alívio. Se necessito de sabedoria, eu peço e Ele me provê.Assim, meu único problema nesta vida é a ausência de Deus.

Se Jesus, o Deus Emanuel estiver comigo, eu não preciso me preocupar com o futuro, pois quando eu chegar lá, Ele estará lá me esperando.Posso descansar em suas promessas.Deus é onipresente e Ele está em todo lugar, mas quando o aceitamos como nosso Senhor e Salvador, Ele passa a habitar dentro de nós.Por isso Jesus disse; "Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos”(Mateus 28:20b) .

O melhor da Natal é ter Deus conosco.Através do seu Espírito que habita nos que nasceram de novo e através de sua palavra, Jesus vive no meio do seu povo. Nesse Natal tragamos à Ele o presente da devoção. Medite Nele, em sua grandeza e glória.Se renda aos seus pés como os pastores se renderam em Belén: com grande alegria e se encha de júbilo, pois assim é a sua presença.Feliz Natal!

Obrigada por sua leitura.Deixe o seu comentário e compartilhe em seu Facebook.Obrigada.Helia

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page