top of page
  • Helia W. Rodriguez

5 Atitudes para vencer os gigantes


Recentemente recebi a notícia do falecimento da esposa de um querido leitor de Angola. Um jovem cristão cheio de planos perdeu a sua esposa. O Sofrimento nos lembra que os nossos gigantes são reais e não apenas imiginários. Podemos nomear alguns deles: problemas, dores, pressões, perseguições, vícios, ressentimento, medo, solidão, culpa, dúvida, depressão, preocupação, orgulho, inveja , glutonaria, dependência sexual , dívidas e etc. Um gigante pode ser qualquer coisa que nos distrái de nosso foco de buscar à Deus.Mas ele também pode ser um instrumento para chegarmos mais perto de Deus.

Quais são os seus gigantes? Estabelecemos os nossos planos para esse ano, mas sabemos que o sucesso desses alvos dependem de vencermos alguns gigantes.Assim, é importante identificarmos e darmos nome à tudo àquilo que nos afasta de Deus e do propósito Dele.Alguns de nós, tentamos e fracassamos pois nossos gigantes nos amedrontaram e fugimos da batalha.

E como vencemos gigantes? A Bíblia nos dá essa resposta na batalha que aconteceu entre Davi e Golias. Um garoto armado com um estilingue e 5 pedras venceu o gigante Filisteu dando vitória ao exército de Israel.Essa vitória nos ensina que todo gigante, não importa seu tamanho, pode ser vencido. E que Deus não nos permite um gigante maior do que a nossa capacidade de lutar contra Ele (1 Coríntios 10:13).

O Pastor Greg Laurie escreveu que "Golias nem sempre foi um gigante, nem sempre ele teve 2.90cm de altura.Ele foi um bebê, e depois uma criança , um adolescente e este se tornou um homem, que se tornou um gigante". É imperativo observarmos o nascimento dos gigantes em nossas vidas e famílias. Algumas vezes eles nascem como um pequeno pecado e o alimentamos levando-o a tomar proporções incontroláveis, nos provocando, perseguindo, ou tirando a nossa paz e comunhão com Deus.

Os gigantes também surgem como parte de quem está vivo, como Jesus nos advertiu: "no mundo tereis aflições" (João 16:33).Outras vezes são ataques do inimigo.A Bíblia nos afirma que "o diabo está como leão a rugir procurando a quem devorar" (1 Pedro 5:8).

5 atitudes que nos farão ver os gigantes na perspectiva correta pavimentando a vitória de Deus sobre em nossas vidas :

1 - Reconhecer os nossos gigantes: Quando convivemos muito tempo com um gigante, tendemos a familiarizar com ele.É extremamente importante reconhecer aquilo ou quem nos afasta de Deus. Identificar, dar nome e manter em mente que aquilo ou aquele alguém é uma ameça à nossa fé.Precisamos encará-los e jamais minimizá-los ou ignorá-los.

2 - Humildade: É verdade que a fé nos faz cheios de coragem , mas a arrogância, ou confianca em si mesmo, também faz a pessoa extremamente corajosa e precisamos tomar o cuidado de não confundir fé com arrogância.A humildade nos habilita a ver de forma precisa, admitindo as nossas limitações e depedência de Deus.

3 - Entender que a batalha pertence ao Senhor.Temos sido derrotados muitas vezes porque tentamos vencer em nossa própria força, com táticas humanas. Davi disse à Golias : "pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos"(1 Samuel 17:47b).Precisamos ser conscientes de que por nós mesmos, somos incapazes de vencer os nossos gigantes, mas o Senhor é quem luta por nós e nos dá a vitória.É abrir mão de nossa própria capacidade e crer no poder e ação de Deus.

4-Atacar o gigante:Isso parece contradizer ao ítem # 2, mas confiar em Deus, algumas vezes, é partir para o ataque. Fé em Deus não contradiz com o emprego da habilidade humana.Quando reconhecemos um gigante em nossa vida precisamos nos posicionar como filhos que confiam em Deus e jamais sair correndo ou pior, tentar negociar com o ele. 1 Samuel 17:48 diz "Então logo que o filisteu partiu e avançou em direção a Davi, este saiu das suas linhas e correu ao encontro do grande filisteu". Esse ataque nunca pode ser feito sob o impulso de nossa carne ou emoções, mas com oração, jejum, e instrução Bíblica.

5-Profunda confiança em Deus: Em 1 Samuel 16 o profeta ungiu Davi como rei de Israel.Davi sabia dessa promessa quando ele foi para o campo de batalha.A coragem de Davi não era confiança em si mesmo, mas em seu Deus.Ele sabia que Deus nunca quebraria as suas promessas.Davi visualisou um Deus grande e poderoso e por isso não teve medo do seu gigante.Quais sãos as promessas de Deus para a sua vida? Elas estão por toda a Bíblia e precisamos conhecê-las e crer que Deus, em seu tempo irá cumprí-las.

Venceremos todos nossos gigantes? Não.O apóstolo Paulo lutava com um gigante que ele o denominou : "um espinho na carne".Ele disse que orou várias vezes pedindo para Deus o livrar desse espinho e Deus o disse: "A minha graça te basta".(2 Coríntios 12:7-9). Esse é um tipo gigante que nos aproxima de Deus.

A batalha é do Senhor.Nao significa, porém, que os que estão com Cristo irão vencer sempre.Os que estão em Cristo, vencendo ou perdendo crê que todas as coisas estão nas mãos de Deus e o glorifica em qualquer circunstância.

Deixe o seu comentário e clique em compartilhar.Obrigada.Helia

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page