top of page
  • Helia W. Rodriguez

Seu pecado voltou contra você?

"De todos os atos de uma pessoa, o arrependimento é o mais divino" (Thomas Carlyle). Não apreciamos muito os textos bíblicos que tratam sobre o arrependimento. Mas sem ele não existe perdão de Deus, muito menos a sua graça.Quando não tratamos com o pecado, não existe espaço para recebermos a graça de Deus. A graça é somente para aqueles que se declaram culpados de seus pecados.Quando pensamos que não temos pecado então não carecemos da graça Dele. O profeta João Batista, e o próprio Jesus Cristo apresentaram o arrependimento como centro de suas mensagens. Atos 3:19 "arrependei vos e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados".

A palavra confessar implica em concordar com Deus que o meu pecado foi um erro, e arrepender é virar as costas para esse erro.Até que o sangue de Jesus nos purifique, todos os nossos pecados estão sem confissão e sem perdão, e o castigo eterno aguarda os que não aceitaram o sacrifício que Jesus fez na cruz (2 Tessalonissenses 1:8-9). Jesus, que não possuia pecados recebeu Nele os nossos pecados para que recebéssemos a sua justiça (Corintios 5:21).

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia"(Provérbios 28:13).O pecado em segredo causa uma fissura em nossa alma, nos deixando quebrados e é só uma questão de tempo para satanás preparar o cenário de nossa queda, nos expondo.Enquanto não arrependermos, a consequência deles nos perseguirão dia e noite.Pecado não envelhece, não importa se o cometemos ontem ou há 30 anos , enquanto não nos arrependermos iremos colher as suas consequências de dia e de noite. Se os confessarmos, em sua misoricórdia, Deus nos libera da condenação espiritual e talvez da consequência total ou parcial deles.Por exemplo, a pessoa que tras um pecado escondido nunca sente paz ou nunca pode sentir a presença de Deus, mas ao se arrepender ela sente alívio interior e através do sangue de Cristo é reconectada à presença de Deus.

Quando Deus, através do profeta Eliseu, curou o capitão Naamã de uma lepra, ele ficou tão agradecido que quiz retribuir ao Profeta com presentes que custavam uma fortuna, mas o Profeta recusou a barganha e o despediu.Porém, Geazi, um servo do Profeta, quando soube, saiu correndo e recebeu o presente de Naamã. Ao retornar, o Profeta o confrontou de seu pecado e ele negou tudo e por isso ele se tornou leproso, branco como a neve (2 Reis 5). Geazi perdeu seu emprego, sua reputação, sua saúde e sua liberdade porque como leproso ele viveria isolado.Fico a pensar como a vida dele poderia ter sido tão diferente se ele apenas tivesse arrependido e confessado o seu pecado. O arrependimento e confissão teria livrado Geazi dessa lepra.

O pecado nos leva a mentir para encobrir o nosso erro, ou culpar outra pessoa, como foi o caso de Adão e Eva e quando confrontados não se arrependeram e até hoje pagamos a consequência de seus pecados.Algumas pessoas mesmo sendo cristãs não desenvolvem a sua espiritualidade, estão sempre no mesmo lugar, caminhando em círculos, repetindo os mesmos erros, chorando as mesmas mágoas, reclamando dos mesmos problemas, enfrentando os mesmos inimigos.Somente um coração arrependido diante de Deus pode usufruir da plenitude de caminhar em sua presença.

Quando não confessamos os nossos pecados criamos uma vida intolerável para nós mesmos, pois nunca podemos descansar. Saul, Judas, Safira e outros na Bíblia morreram por não se arrependerem de seus pecados.Sim, o pecado não confessado adoece e mata.Manter o coração sem arrepender nos leva a perder em todos os níveis e a nossa descendência sofrerá a tragédia de nossos pecados.Pecado é coisa séria e não confessado,tem consequências fatais.A Bíblia nos orienta a fugir do pecado, e se estivermos envolvidos com ele precisamos nos arrepender e confessar com urgência, pois quanto mais permanecemos nele maiores serão as suas consequências.

Somente os que estão na luz são capazes de enxergar e admitir os seus pecados.Quando não podemos reconhecer as nossas faltas é porque ainda estamos nas trevas.A Palavra de Deus e o Espírito Santo morando dentro de nós, ao encontrar um coração ensinável nos conduz ao arrependimento.A melhor coisa desta vida é ter os nossos pecados perdoados, estar em paz com Deus, com as pessoas e com a nossa própria consciência.

Veja a experiência do salmista Davi com o pecado no Salmo 32: 1-5:

"Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!

Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca.

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado".

A única forma do nosso pecado não voltar para nós é entregá-lo à Deus para que Ele o lance no mar do esquecimento.E como fazemos isso? Arrependendo genuinamente, confessando à Ele e em fé,crer que o sacrifício que Cristo fez na cruz recebendo a punição de nossos pecados sobre Ele satisfez a ira de Deus sobre nós e por isso podemos ser perdoados, curados e livres da trágica consequência de nossos erros.

Obrigada por sua leitura.Deixe o seu comentário e compartilhe.Helia

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page