• Helia W. Rodriguez

Todos nós estamos à busca de um refúgio


Todos nós necessitamos de um refúgio. Algumas pessoas já me disseram que gostariam de sumir nem que seja por algumas horas para encontrar um pouco de paz e tranquilidade.Enquanto escrevo esse post estou certa que dezenas de leitores estão em agonia sem saber para onde ir ou o que fazer.Doenças incuráveis, problemas no matrimônio, problemas com filhos rebeldes, desemprego, solidão, depressão e toda sorte de desespero nos assolam todos os dias nos lembrando que somos uma natureza caída e vivemos num mundo caído pelo pecado.E o pior é que quase todas as soluções que nos apresentam apenas nos aliviam temporalmente deteriorando outra vez a nossa esperança.

Todos nós necessitamos de um refúgio.Quando a pressão aumenta ao nosso derredor, quando as águas se enfurecem fazendo muito barulho nos amedrontando, ou quando a tempestade foi tão forte que levou a nossa fé e a nossa esperança, quando a família e os amigos já não podem fazer nada, quando os nossos

inimigos se levantam ou quando somos perseguidos, não importa se vivemos num castelo, numa casa, numa cabana, ou no deserto, nós precisamos de um refúgio.A nossa alma busca ansiosamente um lugar de segurança para descansar, para se esconder e sentir alívio por um pouco .

O Salmista e rei Davi, teve uma vasta experiência em viver fugindo de Saul que queria matá-lo, por isso ele tinha que se esconder em cavernas.Então no Salmo 46:1 ele afirma com toda propriedade :"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia". Deus é o refúgio que eu e você tanto procuramos.Ele não é um refúgio temporário, mas um refúgio eterno.Os refúgios humanos são temporais e incertos, mas o refúgio em Deus é seguro pois Ele é todo-poderoso e Ele é auto-suficiente.Sua ajuda nunca chega atrasada e seu alívio é imediato. Enquanto Saul procurava Davi para tirar a sua vida, ele encontrava refúgio em Deus, e esse refúgio trazia paz e refrigério para a sua alma.

Essa palavra refúgio tem um siginificado de sombra, um lugar para se esconder do perigo, um forte. Provérbios 18:10 nos diz: "O Nome do Senhor é Torre Forte, sob a qual o justo busca refúgio e permanece seguro"! Quando tudo ao nosso derredor estiver sendo destruído e o nosso mundo estiver desmoronando podemos buscar refúgio em Deus.Ele mesmo é o nosso refúgio e quando estamos escondidos Nele nenhum inimigo pode nos tocar, nenhuma arma forjada contra nós pode prevalecer porque Ele é uma torre forte e eterna e o poder pertence à Ele.

E como faço para ter Deus como meu refúgio? Colocando a minha confiança e esperança unicamente Nele e em mais nada ou ninguém.Salmos 62:7 e 8: "Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio". Quando depositamos toda nossa confiança e expectativa em Deus, então, Ele se torna o nosso lugar de segurança, de proteção, de paz e de alegria. É nesse lugar que a graça divina corre como um rio, e a sua presença sorri para nós serenamente e podemos provar de seu poder e sua providência.Ter Deus como o nosso refúgio muda a forma como vivemos , porque passamos a viver confiantes de que não importa o que nos aconteça ou que inimigos se levantem contra nós, estaremos sempre amparados e temos um lugar onde podemos encontrar conforto e segurança.

Para ter Deus como nosso refúgio precisamos caminhar com Ele todos os dias.Não funciona correr para Ele somente quando os problemas se levantam.Pode ser que Ele irá ouvir e resolver o problema, mas essa não é a proposta Dele para nós. A sua proposta é que o seu refúgio seja parte da nossa vida, um lugar a que pertencemos.Esse refúgio é o lugar da comunhão com o Pai através do seu filho Jesus Cristo. Cada vez que entramos nesse refúgio , essa experiência de fé, graça e amor nos levam a crescer espiritualmente.

Jesus quando estava aqui terra, Ele não somente experimentou tentações e problemas como também conviveu com pessoas que carragavam fardos pesados e isso o comoveu, por isso Ele disse em Mateus 11:28: "Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso". É em sua presença que está o nosso refúgio.

Todos nós, sem excessão, em algum momento desejamos ou buscamos refúgio para a nossa alma, porque fomos criados com essa necessidade. Esse refúgio está ao nosso dispor, sempre que o buscarmos com um coração contrito e humilhado,Ele nos trará para esse lugar.Assim, os nossos problemas são oportunidades perfeitas para aprendermos a confiar em Deus e usufruir da paz, do refrigério, do descanso, segurança e alegria que o seu refúgio oferecem.

Ficarei feliz em ler o seu comentário. Compartilhe em seu facebook.Obrigada.Helia

218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo