• Helia W. Rodriguez

A tentação sexual na vida cristã


O sexo possui proporções gigantescas em nossa cultura e sociedade. Os comerciais apelam verbal e subliminarmente para a sensualidade.Cada dia é mais difícil assisitir um filme em família pois a grande maioria apresenta a nudez e o sexo explícito.A internet e as revistas trazem criaturas esbanjando sensualidade e os seus corpos possuem uma única mensagem: toca-me, toma-me, tenha-me.A oferta e apelo sexual estão por toda parte, até mesmo na forma que algumas mulheres se vestem para ir à Igreja. Isso irá sempre acontecer porque muitas das pessoas que vão àos cultos, ainda não passaram pelo novo nascimento.Diante de tudo isto, será que é possível um homem ou uma mulher ser sexualmente puro e andar na presença de Deus?

A Bíblia relata dois tipos de comportamentos diante da tentação sexual: Davi e José.Em Gênesis 39 lemos um episódio extraordinário.José , se tornou o administrador geral da casa de Potifar, mas a esposa dele se apaixonou por José e todos os dias ela o tentava dizendo: "deita-te comigo". José, porém, a respondia (v.9b): "faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? José resistia a tentação porque ele temia à Deus. Mas ela insistia tanto que um dia ela arrancou as roupas dele e disse: "deita-te comigo", mas José deixou a túnica na mão dela e saiu correndo.Guarde essa frase: SAIU CORRENDO.

O rei Davi também foi tentado, conforme lemos em 2 Samuel 11.Estando Israel em guerra com os amonitas, Davi enviou Joabe e o exército de Israel para a guerra, mas ele mesmo ficou em Jerusalém. Do terraço de seu Palácio Davi vê uma mulher bonita tomando banho.Davi poderia ter virado o seu rosto ou saido correndo, mas ele continuou olhando e a desejou.Essa mulher era Bate-Seba, uma mulher casada.Davi mandou trazê-la, fez sexo com ela, que ficou grávida.Davi mandou matar seu esposo Urias na guerra.Davi cometeu adultério e assassinato. Ao passar o ímpeto do êxtase sexual, Davi recobrou a razão e se arrependeu de seu pecado quando confrontado pelo profeta Natan.Em sua imensa graça, Deus o perdoou de seus pecados, mas não removeu as suas consequências. A criança morreu (2 Samuel 12:14), ele nunca mais teve paz com os seus inimigos (2 Samuel 12:10), e as suas mulheres o traiu com outros homens (2 Samuel 12:11).

Antes de julgarmos o rei Davi, é importante reconhecermos que o pecado sexual praticado em segredo apenas na mente e no coração, só se difere do pecado sexual consumado, por suas consequências,que talvez sejam um pouco menores, mas não insignificantes.A batalha contra o pecado sexual é talvez a maior das batalhas para os cristãos, e são muitos os que sofrem e se sentem culpados e derrotados diariamente sem forças para vencer esse gigante chamado tentação sexual. Os homens são tentados pelo desejo sexual e as mulheres tentadas pelo desejo de ser sensual, de provocar, de ser desejada.Ambas tentações, uma vez concebidas, são igualmente perigosas e pior do que trazer consequëncias irreparáveis, quando elas impregnam em nossas mentes e corações a nossa relação com Deus é interrompida e não podemos sentir a presença Dele.

Deus criou o sexo para ser desfrutado no casamento entre um homem e uma mulher.Tudo que Deus cria é maravilhoso.O sexo possui um lugar tão importante em nossa vida que Deus colocou um livro na Bíblia totalmente dedicado à isso, descrevendo a relação sexual vivida nos padrões Dele, em santidade, graça e beleza. Me refiro à Cantares de salomão.O sexo é um presente de Deus e Ele não nos daria um presente para nos atormentar.O que então está errado conosco? Pode ser que nós subestimamos as forças demoníacas que trabalham para a nossa queda, ou brincamos com fogo.Enganamos à nós mesmos, nos dizendo que tudo está sob controle. Todavia, o que nós não sabemos é que: "o pecado sempre irá nos levar mais longe do queremos chegar, irá nos manter mais tempo do que desejamos ficar e vai nos custar mais caro do que queremos pagar".(autor desconhecido).

O Dr. Ed Young em suas pregações sobre esse tema, sempre diz: "não olhe a segunda vez, não olhe uma segunda vez.Saia correndo!".Quando alguém nos chamar atenção por sua beleza, ou sensualidade , se desejamos não pecar, precisamos desviar o nosso olhar.Porque se olharmos a segunda vez, olharemos a terceira e conceberemos o pecado em nosso coração.Por isso Jesus disse em Mateus 5:28: "Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela". E Ele também diz em Gálatas 5:19-21 que a imoralidade sexual e a sensualidade são obras da carne e os que as praticam não entrarão no reino dos céus.

Jesus nos ama e Ele se compadece dos que sofrem com conflitos sexuais. Em Mateus 6, na oração do Pai Nosso Ele nos ensinou a orar pedindo ao Pai que "não nos deixe cair em tentação".Você tem feito essa oração?

Além de orar, precisamos ser diligentes.Se você estiver numa dieta para emagrecer e você ficar olhando fotos de comida , isso vai te dar fome , te fazer sentir miserável e levar você a quebrar a sua dieta.

Somente Cristo pode preencher o vazio de nossos corações, nos dar prazer em viver e transformar a nossa solidão em alegria.Quanto mais nos enchermos Dele e de sua Palavra menores serão as chances de cairmos em tentação.

Não olhe a segunda vez.Não olhe outra vez.Não olhe para tráz.Saia correndo.Quando tentados, olhemos para o alto, para aquele que preenche a nossa vida de alegria, satisfação e paz.

Deixe o seu comentário e compartilha no facebook.Obrigada.Helia

1,157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo