• Helia W. Rodriguez

Suas escolhas determinam o seu destino


"A filosofia de uma pessoa não é demonstrada por palavras, mas sim, pelas escolhas.A longo prazo, nós moldamos a nossa vida e a nossa pessoa.Esse processo nunca acaba, até morrermos.E as decisões que tomamos, são, por fim, nossa responsabilidade" (Eleanor Roosevelt).As nossas escolham apontam o destino.

Para alguns, tomar qualquer decisão é extremamente difícil, e para a grande maioria de nós é mais difícil ainda assumir a responsabilidade sobre as nossas escolhas.Apesar de não possuirmos controle absoluto sobre o que acontece conosco, o que vivemos hoje, é resultado das escolhas que fizemos ao longo do caminho , seja na área espiritual, saude, relacionamentos, finanças e etc. E as escolhas que fazemos hoje irão definir como será a nossa vida no futuro, incluindo onde viveremos a eternidade.

Esse domingo passado ministrei um estudo sobre o livro de Rute.Nesse livro encontramos dois personagens que fizeram escolhas opostas e essas escolhas determinaram seus destinos.Primeiro nos deparamos com a péssima escolha: Rute 1:1 e 2 "Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos".Os Moabitas eram obscenos e adoravam outros deuses.Mas por causa da fome, esse Israelita com a sua esposa e dois filhos, se mudaram para Moabe, um país amaldiçoado.Elimeleque tomou uma péssima decisão e essa decisão se tornou uma tragédia para ele e para a sua família. O Dr. Adrian Rogers descreve três razões que levaram esse Israelita a fazer uma escolha ruim:

- "O motivo errado: Ele tomou essa decisão baseado numa questão física (fome na Terra), e não espiritual.Essa sua decisão nos diz: Deus promoteu me abençoar, mas eu preciso cuidar de mim e de minha família. Ele colocou o natural acima do espiritual.

- O método foi errado: Ele estava andando pelo que via e não por fé. Ele viu a fome e correu para Moabe, tentando fugir da situação.No Salmo 55, o salmista Davi queria fazer a mesma coisa, que Deus o desse asas de águia para que ele pudesse voar um pouco e fugir dos seus problemas, mas Deus nos dá asas apenas para voarmos sobre os nossos problemas e não fugir deles.

- Liderança errada: Quando ele foi para Moabe, ele foi para o território do inimigo.Deuteronômio 23:3 diz que Deus amaldiçoou Moabe.Seus dois filhos morreram e a sua própria vida virou uma bagunça, simplesmente porque ele não creu.

Escolhas trazem consequências e as escolha errada de Elimeleque lhe trouxe a morte.Verso três diz que Elimeleque morreu em Moabe.Isso parece ironia porque ele saiu de Belém exatamente porque ele estava com medo de não sobreviver à fome que estava sobre a Terra, e ele foi para Moabe e acabou morrendo lá.E os seus dois filhos também morreram lá.Nós não podemos fugir.O que precisamos é acertar as coisas com Deus.Mas ainda bem que a sua viúva Noemi fez a escolha certa de retornar à Belém.

Agora vejamos o poder de uma escolha sábia.Naomi escuta que a Terra estava sendo abençoada outra vez e decide retornar à Belém (Rute 1:6).Noemi e sua nora Rute, esposa de seu filho mais velho vinham retrocedendo, mas agora ela decide ir para a terra da bênção.Na verdade Noemi insistiu para as suas duas noras ficarem em Moabe, mas Rute decidiu que iria com ela para Belém .Rute 1:16 e 17 " Ao que lhe respondeu Rute: “Não insistas comigo para que te abandones e deixe de seguir-te. Pois aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí haverei de ser sepultada; que o SENHOR me castigue como lhe aprouver, se outro motivo que não seja a morte me separar de ti"!

Essa decisão de Rute foi uma decisão para o seu destino.Quando Rute disse isso, a sua vida foi mudada.Ele tinha uma vida amaldiçoada pois a lei dizia "mantenha-a fora". Mas o que a lei não pôde fazer por Rute, a graça fez.Você sabia que essa moça pagã se tornou matriarca do rei Davi e tem o seu nome na genealogia de Jesus? A sua escolha mudou para sempre o seu destino".

A quase todo instante precisamos fazer escolhas. Necessitamos fé e temor à Deus para fazermos escolhas sábias.Uma grande decisão irá determinar muitas outras decisões pequenas que faremos.É imperativo que escolhamos o caminho de Deus e o destino que Ele tem para nós.Orarmos pedindo a orientação dele e nos manter cheios de sua palavra para que possamos fazer escolhas sábias que nos conduza à vida e não à morte.Somos reféns de nossas próprias escolhas. Culpar à Deus, aos Pais, igreja, Políticos e etc. pelas nossas escolhas erradas, só pioram as coisas.Precisamos nos arrepender e seguir adiante fazendo escolhas melhores .

No livro de Salmos vemos Davi, repetidamente suplicando à Deus, que lhe mostre o caminho, ou as escolhas que ele deveria fazer e no Salmo 25:12 lemos: "Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher". Que possamos ter maturidade para assumir as consequências de cada uma de nossas escolhas, mas acima de tudo que busquemos de Deus a sabedoria para escolhermos obedecê-lo e vivermos para a sua glória nesta terra pois essa postura irá determinar a nossa eternidade com Ele.

Deixe o seu comentário e compartilhe em seu facebook.Muito obrigada.Helia

843 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo