top of page
  • Helia W.Rodriguez

Você se sente livre para dizer sim e não?


"O seu sim não diz nada até que você aprenda a dizer não" (autor desconhecido).

Aprendemos que se dissermos o que está em nosso coração, podemos desagradar.Então, mesmo que nosso coração diga não, nós dizemos sim para não sermos desaprovados.Se os nossos relacionamentos são baseados no fato de agradar as pessoas, esses relacionamentos são falsos e frágeis e podem ser destruídos à qualquer momento.A pessoa que é amiga de verdade, nos dará a liberdade de sermos quem somos, nos aceitará do jeito que somos , e respeitará a nossa posição, mesmo não concordando com ela.

Quando meu coração diz não e a minha boca diz sim, uma confusão é estabelecida na mensagem e não há integridade no que estamos transmitindo.Deus não habita no meio de confusão. Quando nós agimos assim, nós o empurramos para fora dessa comunicação.Como cristãos, precisamos ter integridade em nossa boca e praticarmos o hábito de falar a verdade, sem exagerar, sem precisar jurar e sem a obrigação de agradar às pessoas.

É importante estarmos alertas à manipulação.Quando nos sentimos intimidados por uma pessoa que sempre nos faz dizer sim, essa pessoa está nos fazendo mal, pois ela está tentando nos controlar, e pior, tomando o lugar que pertence somente à Deus em nossas vidas.O verdadeiro amor lança fora todo medo (1 João 4:18).Uma relação manipuladora é guiada pelo orgulho e prepotência e não por Deus.

Estamos sempre à busca do conforto e não dizemos não para evitarmos conflitos.Contudo, algumas vezes, o não é a coisa mais nobre e respeitável que podemos dizer à alguém.Não respeitamos pessoas que sempre dizem sim, porque no fundo sabemos que elas estão mentindo.

Todas as vezes, sem exceção, que eu disse sim para alguém quando eu deveria ter dito não, eu me arrependi amargamente e tive que pagar um preço alto pelas consequências do meu pecado. Quando o Espírito Santo, nosso guia, coloca uma orientacão em nosso coração , precisamos seguí-la, ou estaremos desobedecendo à Deus. Mateus 5:37 diz: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno". Se o nosso coração disser sim, nossa boca precisa dizer sim e se ele disser não, a nossa boca precisa dizer não.Quando não seguimos essa ordem, abrimos espaço para satanás, que é o pai da mentira, entrar em nossa comunicação.

É hipocrisia dizer uma coisa quando gostaríamos de dizer outra.Isso não faz mal apenas à nós, mas ao outro também.Prov.11:9a diz "O hipócrita com a boca arruína o seu próximo". Nenhum de nós gostamos de ser enganados.

Além de aprendermos a dizer não, nós precisamos aprender a escutar não.Porquê nos enfurecemos e nos sentimos afrontados quando alguém nos diz não? Precisamos aprender a escutar um não do mesmo modo que escutamos um sim.As pessoas não são obrigadas a nos ajudar e a fazer o que queremos.Elas são livres para nos dizer sim, ou não.

A humildade nos capacita a ouvir uma resposta negativa.Se não soubermos ouvir um não das pessoas certamente não saberemos ouvir um não da parte de Deus.Muitas pessoas esperneiam como criança quando não ouvem de Deus o que elas querem ouvir, mas essa atitude nos afasta dele.Se tudo que pedíssemos Deus dissesse sim,então nós é que seríamos deuses e Ele seria nosso servo.Para crescermos em nossa vida cristã não podemos ser como crianças mimadas.

Aprender a ouvir não e dizer não irá resultar em crescimento.Para dizermos não precisamos fazer escolhas e agir com responsabilidade.Amadurecer no relacionamento com Deus e com as pessoas, vale à pena.Se desejamos dignidade e respeito como seres humanos, precisamos ter integridade em nossa boca.É prazeroso quando relacionamos com alguém que podemos confiar em suas palavras e descansar em seu sim e em seu não.Quando há integridade em nosso falar ,Deus é glorificado pelo nosso testemunho.

Se com a nossa boca adoramos à Deus, se com ela fazemos as nossas orações, como é que dessa mesma boca pode sair contradição e medo? Pode uma mesma fonte jorrar água doce e amarga? (Tiago 3:11).

E como vencer esse medo de sermos nós mesmos e passarmos a dizer às pessoas exatamente o que queremos dizer? Para nossa boca ser íntegra o nosso coração precisa ser íntegro. Em Deus podemos alcançar essa libertação.A libertação de nós mesmos, do nosso orgulho, de nosso eu, do nosso excesso de nós mesmos.

Amados, que coisa maravilhosa é quando abrimos a nossa boca e somos livres para expressar o que está em nosso coração sem medo e sem constrangimento.Esta é uma liberdade que Cristo nos dá. Apenas precisamos ter o cuidado de não sairmos por ai com arrogância e sem respeito,dizendo o que bem entendemos.Isso é pecado.Isso fere as pessoas.Quando dizemos a verdade precisamos dizê-la em amor.Geralmente quando somos sinceros demais com as pessoas é porque não estamos sendo sinceros com nós mesmos.

Os políticos, a sociedade, a mídia e satanás estão bombardeando a nossa geração com a ideia de que precisamos viver para agradar as pessoas. Nossos princípios morais e nossa fé precisam ser vividos e ditos com muito cuidado para não ofender ninguém.Se não formos politicamente corretos estamos fora do jogo.Como cristãos, é importante termos em mente as palavras do apóstolo Paulo: Importa a agradar à Deus e não aos homens (Gal.1:10) Precisamos nos levantar, abrir a nossa boca e nos posicionar expondo a palavra de Deus.Não podemos nos calar e aceitar tudo que ouvimos para que esse barulho do politicamente correto não coloque uma mordaça em nós e sintamos intimidados de falar de Cristo.

Chega de engolirmos a mentira como se fosse verdade.Chega de aceitarmos o mal como se fosse algo normal.Chega de assistirmos a sociedade banalizando os princípios éticos e morais da palavra de Deus.É hora de começarmos a abrir a nossa boca. Ensinarmos nossos filhos a diferença do certo e errado, do pecado e suas consequências. Pararmos de agradar nossos ouvintes com promessas fantasiosas e pregar a cruz de Cristo e a eternidade.É hora de pararmos de mentir e dizermos a verdade em todos os níveis.Nossa grande mudança virá com a decisão e comprometimento de dizer sim quando tivermos que dizer sim e dizermos não quando tivermos que dizer não.

Muito obrigada.Como é bom estarmos juntos e aprendermos uns com os outros.Deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.Helia

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page