top of page
  • Helia W. Rodriguez

Concentre-se em Cristo


Confesso que uma das melhores partes de assistir esportes é escutar a entrevista do time ou atleta vencedor após o jogo.Sempre escuto verdadeiras "pérolas" e quase sem excessão, escuto a palavra concentração.O site Competitive Edge afirma que "a concentração é a chave para a excelência do atleta".

Se você conversar com os estudantes mais brilhantes, sem excessão eles irão mencionar a palavra concentração como elemento vital à seus resultados estratosféricos.Se você prestar atenção na performance dos maiores músicos do planeta, eles, sem excessão, estão profundamente concentrados no que estão cantando e ou tocando.Me lembro ter assistido um concerto de um dos melhores nomes da música clássica da atualidade, que é cego , mas a perfeição ,harmonia e beleza de sua música me transpuseram à uma experiência quase divina.Fiquei impactada com o nível de concentração que ele usou para aquela performance.

Somos levados à concluir que o sucesso e a vitória estão diretamento ligados à concentração . A maioria das vezes nos imergimos no foco errado.Por exemplo, quando temos um problema, ao invés de nos concentrarmos na solução, nós nos concentramos no problema.Assim,não basta apenas nos concentrarmos, mas nos concentrarmos na coisa certa.

Para desenvolvermos e mantermos um relacionamento com Cristo necessariamente temos que focar os nossos pensamentos e atenção Nele. O barulho que nos rodeia é muito alto, nossa vida moderna nos torna pessoas impacientes. O mundo e o maligno à todo tempo tenta atrair a nossa atenção.Assim, precisamos propositadamente dirigir o nosso foco para a pessoa de Cristo, ou nos encontraremos vazios, perdidos e confusos.O apóstolo Paulo entendia o drama que vivemos para nos concentrar em Cristo, por isso nos escreveu : "olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus, o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus" (Hebreus 12:2).

A nossa vida se torna bem diferente quando nos fixamos em Jesus.Contemplar a sua beleza, glória e formosura dá outro sentido à nossa existência.Pensar Nele nos traz prazer, nos traz lucidez, nos evoca à esperança, acalma a nossa alma, ordena os nossos pensamentos, dissipa os nossos medos, erradia a nossa alma com a sua formosura e nos faz sentir o perfume de sua presença.Quando nos concentramos em seu caráter íntegro e puro a nossa memória nos faz lembrar de nossos pecados nos convidando ao arrependimento.

Quando nos concentramos nas marcas que fizemos em suas mãos, pés e cabeça, somos constrangidos pelo seu amor.Que Deus é esse que deixa o seu trono para ser pregado numa cruz, ser zombado e esbofeteado recebendo em seu próprio corpo o castigo que nos pertencia sem nenhuma garantia de que aceitaríamos esse sacrifício? Sim, quando meditamos Nele, lembramos que Ele acreditou em nós antes de nos conhecer.Ele apostou tudo em mim e em você.Ele deixou que o matassem para que pudéssemos ser seus.

Ao fixarmos nossos pensamentos em Cristo nos damos conta de que Ele está sentado no trono à direita do Pai , de onde comanda todos as coisas , então nos lembramos que Ele é o Todo Poderoso, é Ele quem controla o Universo , é Ele quem decide qual fio de cabelo cairá de nossa cabeça, é Ele quem abate e levanta os Reis e Governos da terra.Ele é Senhor sobre todas as coisas.Essa concentração Nele nos enche de fé, pois concluímos que não há nada impossível para esse Deus.

Quando imergimos o nosso pensamento em Cristo nos damos conta de que Ele morreu, ressuscitou, subiu aos céus e prometeu preparar um lugar para cada um de seus filhos.Essa lembrança nos eleva e nos incita a nos comprometermos ainda mais com Ele.Nos conduz à perspectiva correta de que estamos nesse mundo como imigrantes mas que a nossa verdadeira residência é nos céus, com Cristo.

O Salmista Davi disse, "elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro virá do Senhor que fez os céus e a terra'.(Salmos 121). É isso, elevar os nossos olhos e pensamentos e fixarmos a nossa mente em Cristo.Tudo que necessitamos está nEle.Ele é o dono de todas as coisas que sonhamos e desejamos.Ele é a paz, Ele é a cura, Ele transforma e multiplica qualquer coisa .Acima de tudo é Ele quem perdoa os nossos pecados nos trazendo salvação eterna e alegria de viver com Ele para sempre.

Outro dia, um amigo, com um quadro de saúde delicado, me disse: "estou me concentrando em respirar.Enquanto eu estiver respirando, estarei vivo". Ao esquecer de Cristo, podemos ir bem longe, mas, chegará o momento que se não nos concentrarmos Nele, a nossa vida espiritual perecerá.

E como concentrarmos em Cristo? Nos ausentando por um pouco de tudo que nos rodeia, reservando tempo específico para pensar Nele, seja quando caminhamos, dirigimos, fazemos alguma tarefa.É importante colocarmos isso como prioridade em nossas vidas e termos a disciplina diária de exercitá-la.

Se estamos cheios de alegria, precisamos nos concentrar Nele em gratidão pelo que Ele tem feito por nós.Se estamos tristes, com problemas, enfermidade, fracos, derrotados, sozinhos, desesperados, nos concentramos Nele, pois "Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza,o meu Deus em quem confio" (Salmos 91:2).Você precisa de sabedoria? Concentre-se Nele, pois Ele a dá aos que o pedem (Tiago 1:5).

Pense em Cristo, foque o seu pensamento apenas Nele. Concentre-se em seu amor por você.Medite em sua graça .Observe os seus feitos maravilhosos.O Salmista Davi diz que há delícias em sua presença.

Você já pensou em Cristo hoje? Comente abaixo e compartilhe com os seus amigos. Obrigada.Helia

208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page