top of page
  • Helia W.Rodriguez

Quando as esperanças se vão

Esperança é uma palavra de otimismo e expectativa de um futuro melhor.Mas muitos de nós já perdemos a esperança em alguma área de nossa vida, seja no casamento, nos filhos, vida financeira, problema de saúde e vivemos sem sonhos, sem objetivos, sem perspectivas de melhora.A esperança é um elemento fundamental para uma vida saudável em todos os níveis e sem ela não é possível ter um relacionamento com Cristo.Explico, o relacionamento com Ele, é baseado na fé que está conectada com a esperança.Assim, não existe esperança sem fé, ou sem acreditar em Deus.

Deus nos criou para vivermos em esperança.Abraçarmos o seu propósito e caminharmos antecipando em fé a alegria de suas promessas.Contudo, ao olhar para dentro de nós e ver as nossas cicatrizes, perdemos a esperança em nós mesmos.Quem sabe a condição emocional do ambiente que nos rodeia nos faz perder a esperança.Contemplar o cenário político de nosso País e ver tanta corrupção, tanta imoralidade, tanta mentira, nos faz perder a esperança nos governantes.Mas, ainda que todas as nossas esperanças sejam malogradas, podemos esperar no Senhor Jesus Cristo, aquele que nos convida a descansar e crer Nele pois não há registro de que alguém tenha se decepcionado ao depositar a esperança Nele.

"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança".(Jeremias 29:11) .Deus deseja que vivamos cheios de esperança.O que Deus tem em mente para nós, é uma vida de progressos que nos conduz à semelhança do seu filho Jesus.As paredes de nossa esperança começam a ruir quando as construímos sobre fundamentos errados.Toda vez que depositamos nossa esperança em pessoas, ou em líderes, ou políticos, ou no dinheiro ou em promessas não bíblicas nos encontraremos fadados à decepção e à desesperança.

Contudo, a esperança pecisa ser baseada nas promessas de Deus.Se a nossa esperança não estiver alinhada com as palavra de Deus, nos frustraremos.Por isso não podemos sair por aí acreditando em tudo que escutamos, mas precisamos cuidadosamente averiguar se o que acreditamos está fundamentado na Bíblia.Porque quando perdemos a esperança, somos tentados a desobedecer à Deus e nos afastar Dele.E esse sim,é um problema sem esperanças.

Em João 4 encontramos o episódio do encontro de Jesus com a mulher samaritana que foi buscar água no poço e se deparou com Ele que propositadamente havia passado ali para trazer salvação à Samaria.Jesus apresentou-se àquela mulher como a fonte de águas vivas que produz salvação trazendo esperança.Aquela mulher que estava no seu quinto casamento ia à fonte buscar água sozinha,o que não era um costume da época.Talvez por vergonha de sua reputação, talvez pela solidão , ou talvez para meditar em sua própria condição.O fato é que ao reconhecer que Jesus era o Messias, ela disse "dá-me de beber dessa água para que eu não mais tenha sede".E ao beber dessa água, ela foi salva e teve o seu destino mudado e ainda trouxe parte da cidade que se converteu à Jesus.

A história dessa mulher nos lembra que as nossas escolhas erradas podem nos conduzir à caminhos sem futuro e sem esperança.A repetição do erro e do fracasso também podem roubar a fé em nós mesmos e na vida nos proporcionado desesperança.Ao envolvermos com pessoas e ou caminhos errados podemos nos sentir presos e sem saída.O pecado traz consequências indesejadas nos levando a isolar da Igreja e comunidade colocando um aparente fim nas possibilidades.

Também aprendemos com essa mulher samaritana que Jesus pode transformar completamente a nossa vida e o nosso destino.Uma mulher sem esperanças e rejeitada pela sociedade , ao receber Jesus, teve sua vida e esperança restauradas se tornando uma evangelista em Samaria. João 4:39 " Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude da palavra daquela mulher que testemunhara: “Ele me disse tudo quanto tenho feito.

Se estivermos num barco e vier uma tempestade, certamente seremos atemorizados.Mas se soubermos que esse barco está ancorado em terra firme, sentiremos paz e confiança.Do mesmo modo, a esperança é a âncora da nossa alma que nos dá paz, firmeza e confiança.E o mais importante, ela anconra à nossa alma ao trono de Deus. Hebreus 6:19-20 "Essa esperança é para nós como âncora da alma, firme e segura, a qual tem pleno acesso ao santuário interior, por trás do véu, onde Jesus adentrou por nós, como precursor, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".

E como nos encher dessa esperança tendo nossa alma ancorada no trono de Deus? Ao derramar o seu sangue na cruz se tornando nosso salvador, Jesus se tornou a nossa esperança no céu, pois Ele está assentado em seu trono à direita do Pai.Ele está ancorado nos céus, mas Ele disse que Ele é o caminho, então, Ele é também essa corda que conecta essa âncora à nossa alma.E quando o aceitamos como nosso Senhor e salvador, Ele se ancora dentro de nós.Assim, não precisamos temer que essa âncora se solte, pois essa conexão não foi feita pelas nossas mãos fracas e débeis, mas pelo poder e pelo amor dEle por nós.Jesus, é a nossa única esperança.

Compartilhe com os seus amigos.Obrigada.Helia

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page